O Cori-Sabbá em Cristino Castro, um dia histórico, ano 1996


     Diante da recente vitória do '4 de Julho' de Piripiri (PI) sobre o São Paulo (SP) pela Copa do Brasil 2021 lembrei da primeira vitória de um time piauiense sobre um gigante do futebol brasileiro na Copa do Brasil. Esse feito foi em 1996, o 'Cori-Sabá' de Floriano (PI), campeão piauiense de 1995, venceu o Botafogo (RJ) de Túlio e companhia, atual campeão brasileiro, no estádio Albertão por 1 a 0, gol de Bitonho.

     Essa lembrança também me remete ao fim daquele ano de 1996, o Cori-Sabbá veio jogar na minha cidade de Cristino Castro após passar por Bom Jesus e vencer seu selecionado por 2 a 0. Aqui o time de Floriano venceu por 4 a 2, num jogo relativamente fácil. 

     Foi um alvoroço na cidade, a Nova Lapa FM, nossa única rádio, repercutiu bem o evento. Resultado - super lotação apesar da cobrança da entrada, ainda não tinha arquibancada, "era gente por cima de gente" e gente nas árvores nos arredores (me arrepio quando lembro). Uma tarde de muita alegria para os cristino-castrenses com a presença dos primeiros atletas profissionais de futebol em nosso solo.

     A gente tinha a fé que o Marcelo do Filó ia brilhar e que sairia dali contratado pelo Cori, Marcelo deixou o gol dele na partida. 

     Uma curiosidade que me deixa orgulhoso, meu pai (in memorian) era o vice-prefeito e deu apoio para a realização do evento, lembro de um grupo de jogadores liderados pelo jovem atleta Zacarias aqui em casa pedindo apoio. 

     Outra curiosidade, meu pai conhecia algumas pessoas do Cori-Sabbá, dentre elas o zagueiro Andrade (acho que era goiano) que estava lesionado e foi convidado a hospedar-se aqui em casa e atendeu ao convite. Outra excelente experiência que tive, o zagueiro era bem atencioso e educado e não se importou em responder às várias perguntas de um certo adolescente curioso de 13 anos, este que vos fala. Fomos caminhando ao estádio, ele de short jeans, camisa do time e ouvindo música gospel no seu walkman, e eu - me achando. Não conhecia seu futebol, mas, pelo seu porte físico posso dizer que os homens da frente do nosso time iam ter trabalho para passar por ele. 

     Aquela tarde "meio nublada" representaou um dia histórico na minha vida e dos cristino-castrenses, nunca vou esquecer, infelizmente não tenho nenhuma fotografia daquele momento, espero um dia encontrar pelo menos uma.


Observação: a imagem em que apareço segurando um quadro do Cori-Sabá foi tirada em 2017 no Acervo do Laboratório Sobral em Floriano (PI).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro