História dos Cemitérios de Cristino Castro

No Dia de Finados, uma pequena contribuição à história de Cristino Castro.

Texto de uma postagem nossa no Instagram e Facebook no Dia de Finados, 02-11-2021.

"Fotos do antigo cemitério de Nova Lapa (seta amarela no mapa). Ele foi utilizado até os anos 1930, é o que deduzimos, pois no segundo cemitério (seta vermelha no mapa) encontramos sepulturas a partir dos anos 1940. 

É provável que os primeiros sepultamentos tenham sido feitos ainda no tempo da Catinga-de-Porco numa época incerta, antes da década de 1890. 

Para o leitor se situar no tempo é preciso entender que ali era uma das saídas do povoado Nova Lapa, o que era comum antigamente - cemitério em alguma saída de cada localidade. 

Outras curiosidades, outros cemitérios antigos existiam nas imediações, como o das Pedrinhas, do Buriti do Meio, da Ema (hoje Santa Luz), etc. Sem falar da Cruz das Almas onde corpos de combatentes balaios foram sepultados numa grande cova comum após uma violenta batalha contra as tropas do governo do Piauí em 1840, há 181 anos. Na localidade Várzea Grande, logo no início, existe um lugar chamado "Cemitério dos Negros", provavelmente do tempo da escravidão. No lugar Vazante existe o "Cemitério dos Ciganos", local onde alguns ciganos foram assassinados há cerca de 90 anos. 

Existem outros cemitérios antigos, nos mais diferentes povoados de Cristino Castro, relate algum, contribua aqui. 

Você sabe da existência de algum cemitério indígena no território de Cristino Castro? Se SIM , relate aqui, por favor.

Observação: as imagens são de 2012, até o início dos anos 1990 era possível ver mais ruínas das antigas sepulturas do cemitério em questão, a Terra e as árvores "engoliram" muitas delas."

Fotos do Primeiro Cemitério


Fotos do Segundo Cemitério





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981