Capoeira Grito de Liberdade apresenta: O 1° Festival Raiz Cultural Afro-Brasileira

Paulo Dias, o Professor Kayssara
"O Grito de Liberdade Cristino Castro - Piauí tem a honra de apresentar o 1° Festival Raiz Cultural Afro-Brasileira de 6 a 9 de Novembro de 2019 com a ilustre presença do nosso Mestre Cobra (DF) e seus discípulos graduados. 
Ricardo Feitosa, o Contramestre Valente.
Nesse evento teremos a presença do irmão Subcontramestre Canivão de Cristalina (GO), Prof. Danadinho do Riacho Fundo (DF) entre outros capoeiristas convidados da região para somar e abrilhantar nosso evento. 
Mestre Cobra
O festival abordará a temática das manifestações culturais como metodologia de ensino e potencialização da criação intelectual em todos os seus níveis a partir de: oficinas práticas de capoeira Angola e Regional, cursos, palestras sobre metodologias de aplicação e seus fundamentos, rodas temáticas de conversas. E também outras atividades que buscam através da vivência da capoeira com o Mestre, da promoção da cultura popular atuar no processo de acessibilização e valorização da arte através do sentimento de pertencimento e de identificação com a cultura. 

Local: Centro Cultural Mãe Rosa

Axé pra nos meus irmãos, axé Mestre Cobra, axé família, Deus abençoe tmjs 
#gritodeliberdademestrecobra 
#cristinocastropiaui 
#RaizAfroBrasileira"

Texto do Capoeirista Paulo, o Kayssara.

- Biografia do Contramestre Valente

CONTRAMESTRE VALENTE 
Ricardo  feitosa  da  silva, na capoeira  é conhecido como contramestre  valente. Iniciou  na capoeira em 2001 com o professor  Rivaldo, no ano  de  2002 seu Professor afiliou-se ao mestre  Zé Maria de barreiras  Bahia  logo depois em 2003  conheceu  o grupo  sol  nascente onde  o professor Rivaldo afiliou-se e  lhe  deixou  como  monitor  a frente do  grupo, foi  quando  conheceu o Mestre  Cobra  que  era  mestrando na época, no passar  do tempo  ficou no grupo  até o ano de 2009 onde  se desliguou da entidade e ficou sem grupo  até  o ano de  2014, quando  reencontrou com Mestre  Cobra  após um acidente de carro  envolvendo o Mestre e seu discípulo contramestre Tom na  BR135 próximo da cidade de Cristino Castro, ai  teve seu  primeiro  contato  com o  grito  de  liberdade  que hoje  faz parte dessa família da capoeira. 

Essa é um pouco da trajetória na capoeira do Contramestre Valente. 


Presença ilustre confirmada no nosso Festival Raiz Cultural Afro-Brasileira.

- Biografia do PROFESSOR FOR: KAYSSARA RASTA 

Paullino Bernardo Soares Dias, nasceu na Ceilândia, Cidade satélite de Brasília Distrito Federal. Filho de dona Maria Aparecida B. Soares. Músico, artesão macramé, confecciona seus próprios berimbaus, reco-recos e caxixi.  Professor de capoeira formado pelo Mestre Cobra-DF Centro Cultural e Social Grito de Liberdade. 

Em 1999 teve seu primeiro contato com a capoeira nas rodas de rua na Ceilândia, na época ficou muito admirado com a agilidade de alguns capoeiristas, ficava observando o jogo, os toques de berimbau, as cantigas da capoeira tudo era de admirar, ficou  impressionado e admirado  queria muito aprender mais sobre esse arte preciosa de ouro que é a capoeira. 

Em 2002 já morando na cidade de Cristino Castro Piauí, no território da  chapada das mangabeira, no vale do gurgueia, terra de seus antepassados ancestrais, ali iniciou na prática da capoeira  através do seu amigo chamado Luciano Ciganim que treinava com professor Rivaldo na Associação de Capoeira Mestre Zé Maria de Barreiras Bahia, e lhe convidou para ir conhecer o professor e treinar, na época era no Clube Mandacaru no centro da cidade, ali ficou pouco tempo. 

Em meados dos anos de 2003 a 2004 começou a treinar no grupo sol nascente com Mestrando Azeitona que na época era monitor, logo depois conheceu o Contramestre Queixo que na época era professor com quem treinou até 2008. 

Em 2009 na Ceilândia começou a treinar com Mestre Mancha que na época era Mestrando ali ficou até o final do ano de 2010. 

De 2011 até 2014 ficou um tempo parado com a prática da capoeira, mas não completamente, sempre  fez questão de se reunir com seus amigos para treinar e jogar capoeira no Vale do Gurgueia Cristino Castro Piauí, quando ia de férias nos festejos e final de ano, nessa época táva sempre no intercâmbio na conexão entre Brasília Piauí. 

Em 2015 dez anos depois  reencontrou-se com o Mestre  Cobra logo após um acidente de carro que ele sofreu com seu discípulo  Contramestre Tom, na BR135, nas proximidades da Cidade de Cristino Castro, logo depois foi convidado pelo Mestre Cobra para ir junto com o Contramestre Valente para participar do 24hrs de capoeira no Riacho fundo1 Brasília Distrito Federal, ali afiliou-se ao grupo  Centro Cultural e Social Grito de Liberdade Mestre Cobra grupo esse na qual considera uma Família irmandade.

Em Dezembro de 2015 foi formada a professor de capoeira pelo Mestre Cobra e recebeu sua graduação das mãos do Mestrando Miquimba seu padrinho de batismo da capoeira.

Na atualidade o Professor Kayssara desenvolve seu trabalho com Cultura e Ação Social na defesa, preservação e popularização do patrimônio histórico, cultural e artístico valores da dignidade humana. 

Essa é um pouco da trajetória do Professor Formado Kayssara  Rasta na capoeira discípulo do Mestre Cobra-DF.
#gritodeliberdade

#cristinocastropiaui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro