Fala da Professora Joquebede Dias em agradecimento pelo Título de Cidadã Cristino-castrense recebido ontem


"Discurso de agradecimento pela outorga do Título de Cidadão de Cristino Castro, proferido na Câmara Municipal de Cristino Castro, no dia 15 de dezembro de 2017.

Excelentíssimo Senhor Vereador Raimundo Amaro, ilustre Presidente da Câmara Municipal de Cristino Castro, a quem faço uma saudação de respeito e de agradecimento, pedindo-vos permissão para estendê-la individual e pessoalmente a todos os vereadores desta Casa Legislativa, expressando-lhes a minha satisfação e o meu reconhecimento pela honraria que me foi conferida.  

Excelentíssima vereadora Francisca Cesário Dias, mulher  digna e honrada, vereadora atuante nesta casa legislativa por meio da qual meu nome foi levado à votação para recebimento desse título de cidadã Cristino Castrense.

Excelentíssimo Senhor Manoel Junior, Prefeito deste Município.


Diletos Cidadãos e Cidadãs de Cristino Castro, agora também incluída no rol dos cidadãos dessa terra, venho expressar a minha gratidão pela homenagem a mim conferida. Apesar de há muito me considerar como cidadã desta Terra é uma alegria inconcebível poder nessa inesquecível noite receber desta casa esse tão honroso título.

Minhas senhoras e meus senhores.

Essa homenagem tão especial que me é concedida me toca de uma forma muito emocionante, poder contemplar nesse plenário homens e mulheres que fazem esta cidade ser tão cativante.

Quero agradecer ao Deus Pai, por que Dele e por meio Dele somente podemos receber boas dádivas.
Nessa noite de homenagens quero pedir permissão para dividir esse título com algumas pessoas que têm sido orientadores e inspiradores da minha trajetória.
Primeiramente quero dividir essa homenagem com meus pais que nos trouxeram para cá em janeiro de 1996, quando éramos ainda adolescentes, lembro de meu pai convencendo-nos que aqui era uma boa cidade... assim ele dizia: - lá tem àgua em abundância, dizer isso pra quem mora numa cidade com o abastecimento de agua regular  seria pouco encantador, mas, pra nós que éramos flagelados da seca que castigava nossa cidade Natal era o maior argumento.

Gostaria de dividir essa homenagem com meu esposo que não se negou a vir pra cá para juntos nos envolvermos num projeto de desenvolvimento desta cidade. Ele que como Supervisor de Ensino das escolas estaduais vem realizando excelente trabalho junto às mesmas, sendo ele um elo facilitador entre os professores, alunos e a Seduc, através do seu esforço temos conseguido resolver inúmeras demandas para o melhoramento das escolas estaduais em Cristino Castro.

Não poderia de forma alguma deixar de dividir essa tão brilhante homenagem com a pessoa que me ensinou a amar e a me apaixonar por Cristino Castro, meu irmão Zacarias Dias, um Cristino Castrense de coração. A ele meu agradecimento pela forma como tem se envolvido com os problemas desta cidade, ele que já recebeu desse povo não apenas o titulo de cidadão, mas a oportunidade de poder dirigir esse município por quatro anos, é bem verdade que nesta oportunidade deixou muita coisa pelo caminho, mas, não podemos esquecer de dividir essa homenagem com quem trouxe para essa cidade obras e aquisições por muitos tentadas, mas por ele conseguida como o Samu, o Campo Gramado, a retirada das gambiarras, o trator para o homem do campo, transporte escolar de qualidade, ações ousadas que ajudaram na elevação do índice da Educação Básica, apesar de ser uma figura conhecido por todos como polêmico, mas admirado pela forma como sempre se portou diante dos mais carentes e ainda um político reconhecido pela maneira com a qual tratou os funcionários públicos em seu governo, aquele que nunca se negou ao diálogo.

Ainda gostaria de dividir essa homenagem com todos vocês que bondosamente me acolheram  nesta cidade, dizer-lhes que a minha alegria nesta data, não se dá pelo simples fato de receber o titulo de cidadã de Cristino Castro, mas, muito mais por saber que tenho contribuído e dizer que quero e que vou contribuir muito mais com esta cidade.

Nesses anos de envolvimento com esta terra tenho crescido e amadurecido pelas diversas experiências. Desde o dia que me comprometi em ajudar a desenvolver a cidade que escolhi pra viver que não tenho medido esforços nessa direção.

Trago na memória alguns fatos importantes que aqui presenciei... aqui vivi algumas primeiras coisas na vida como, o primeiro banho de piscina, o primeiro emprego formal, o meu primeiro voto, na seção 44 da escola Ceia. E por falar na esola Ceia me vem à mente alguns movimentos estudantis que ajudei a promover. Lembro da primeira gincana em homenagem ao aniversário da cidade no ano de 1996, lembro da campanha Natal sem Fome que ajudei a promover, lembro da caminhada pela Paz que aqui realizamos e na qual eu era uma das organizadoras em 1997.

Há minha querida e amada cidade de Cristino a ti eu ofereço essa homenagem, que vem dos teus legisladores e eu alegremente a recebo, com o coração pulsando de amor e paixão por esta terra. Quero aqui perante essa casa legislativa reafirmar o meu compromisso de continuar me empenhando na tentativa de ajudar a desenvolver esse município.

Diante deste tão honroso titulo, ficaria constrangida se julgasse injusta tal homenagem, mas, fico com o coração cheio de paz em saber que essa homenagem é concedida em virtude de meu envolvimento com esta terra.

Envolvimento histórico pois me sinto orgulhosa em saber que o meu sobrenome Dias esteve envolvido no projeto de emancipação e constituição desta cidade. Devo lhes dizer que sou parente de Claudionor Augusto Dias o autor do projeto que emancipou Cristino Castro, o qual veio da minha Terra Natal Caracol e aqui viveu e aqui prestou relevantes serviços a essa comunidade.

A Exemplo de Claudionor Augusto Dias gostaria de comprometer-me diante de vocês a continuar a luta pela emancipação do nosso povo, uma emancipação que nos proporcione liberdade, que nos garanta oportunidade de mudança. Parafraseando Martin Luther King Eu tenho um sonho de ver a minha cidade desenvolvendo através de um projeto ousado de educação, sou professora e como admiradora e leitora de Paulo Freire o grande defensor da Educação como forma de emancipação de um povo, o qual assim escreveu... se a Educação sozinha não transforma uma sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda nessa tentativa de conceder essa mudança necessária demos o primeiro passo com a implantação dos cursos técnicos, e a entrega do Pólo Universitário de Cristino Castro, esse é o caminho por onde desejo ajudar Cristino Castro, me alegro de uma forma imensurável em poder saber que contribuí significativamente para este salto tão grandioso que foi a implantação do Ensino superior nesta cidade, meu coração salta de júbilo quando vejo pessoas fazendo o caminho inverso, vindo de Bom Jesus para estudar em Cristino Castro.

Porque sempre acreditei que a Educação é a chave que abre as portas do crescimento, da liberdade, da igualdade.


Na oportunidade que tive de solicitar do nosso governador algo para Cristino Castro, pedi a ele o qual prontamente respondeu positivamente sobre asfalto para melhor a mobilidade da nossa cidade, que ora enfrenta inda sérios problemas com infraestrutura mas, me alegro em saber que algumas ruas estão livres dos problemas que antes tinham com as chuvas.

Outra grande alegria é de ter conseguido junto à Seduc a reforma da Escola CEIA, uma importante escola da nossa cidade, escola na qual estudei e sofri por não poder praticar esporte ou fazermos apresentações durante o dia. A Tão sonhada quadra está pronta, esperando alguns acabamentos.

Oh linda terra de Cristino, ... Terra Adorada...quebraste o teu grilhão servil....és hoje independente... como as demais cidades da Nação... Terra de Cantos e encantos mil; A ti declaro o meu amor e comprometo-me que enquanto vida tiver, buscarei incansavelmente oportunidades para ajudar-te a tornar-se uma grande cidade desta Nação.

Encerro as minhas palavras com um trecho de uma tão famosa canção, de César Menotti e Fabiano, que se tornou trilha sonora da minha família....

É aqui que eu amo e aqui que eu quero ficar....pois não há lugar melhor pra se morar."

Texto proferido pela Professora Joquebede Dias na solenidade na Câmara Municipal em 15/12/2017 e enviado a este blog para publicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro