Ontem aconteceu a Feira das Águas, um evento realizado pela Secretaria de Agricultura. O evento que está na sua terceira edição tem o objetivo de valorizar os produtos da terra, na ocasião ocorrem shows de artistas da terra.
Fotos compartilhadas por Rubens F. Dias, secretário de Agricultura, no Whats App. Veja mais imagens extraídas da página oficial da Prefeitura no Facebook:
A foto ao lado é da planta Catinga-de-Porco(Catinga de Porco. Esse foi o primeiro nome da localidade que depois foi chamada Nova Lapa (a partir de 1902) e por fim Cristino Castro (a partir de 1953).Segundo o Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí de Cláudio de Albquerque Bastos (1994), Catinga de Porcos (sem hífen) é uma planta de flor amarelada que quando seca se faz um poderoso chá, conhecido como "maravilha do sertão". Nome científico: Terminalia brasiliensis Camb. Nome popular: catinga-de-porco. Indicação popular: males do estômago, barriga inchada e disenteria. Atividade farmacológicas: antidepressiva, antimicrobiana, anti-ulcerogênica, analgésica e hipolipeminante. Fonte: Site da UFPI: http://www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia10/pesquisa1.php.
A maranhense Eloides, "A Ferinha" fez muito sucesso nos anos 1980 com hits como 'Eu vou virar uma fera' e 'Chamego' e no início dos anos 90 cantou pela Rabo de Saia, banda de forró do grupo Mastruz com Leite, destaque para o sucesso 'De madrugada o pinto piou". Pois bem, na época do grande sucesso 'Eu vou virar uma fera', anos 80, ela fez uma apresentação no salão de festas do Seu Argemiro em Cristino Castro. O sucesso foi tanto que a partir de então o local ficou sendo chamado de FERINHA. A segunda passagem de Eloides por Cristino Castro aconteceu em 1997, nessa época ela já era evangélica e veio para nossa cidade como cantora gospel. Ela cantou aqui trazida pelo Pastor Antônio José da Igreja Batista). Cantou num grande evento religioso na quadra de esportes. Não tenho imagens do evento. Ouça os sucessos. 'Eu vou virar uma fera' e 'Chamego'. Veja entrevista recente dela à TV Cidade Verde:
No Dia de Finados, uma pequena contribuição à história de Cristino Castro. Texto de uma postagem nossa no Instagram e Facebook no Dia de Finados, 02-11-2021. "Fotos do antigo cemitério de Nova Lapa (seta amarela no mapa). Ele foi utilizado até os anos 1930, é o que deduzimos, pois no segundo cemitério (seta vermelha no mapa) encontramos sepulturas a partir dos anos 1940. É provável que os primeiros sepultamentos tenham sido feitos ainda no tempo da Catinga-de-Porco numa época incerta, antes da década de 1890. Para o leitor se situar no tempo é preciso entender que ali era uma das saídas do povoado Nova Lapa, o que era comum antigamente - cemitério em alguma saída de cada localidade. Outras curiosidades, outros cemitérios antigos existiam nas imediações, como o das Pedrinhas, do Buriti do Meio, da Ema (hoje Santa Luz), etc. Sem falar da Cruz das Almas onde corpos de combatentes balaios foram sepultados numa grande cova comum após uma violenta batalha contra as tropas do governo
Comentários
Postar um comentário
Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.