Entrevista com Sérgio Sousa e Osmar Júnior, atletas do CSKA, a sensação do futsal de Cristino Castro em 2017

Entrevistamos simultaneamente os atletas Sérgio Sousa e Osmar Júnior do CSKA, goleiro e ala respectivamente (foto acima).

Com cinco anos de existência, o CSKA é o time cristino-castrense destaque no Futsal em 2017: campeão dos principais torneios realizados no ano (Torneio de junho e dos Festejos.

PERGUNTAS

1. Quando surgiu a ideia de criar o time CSKA?
Osmar: O time foi feito em 2012.
O time inteiro estudava na escola Hugo Napoleão, exceto o goleiro Sérgio e o fixo David. Criamos o time para jogar o municipal que iria acontecer naquele ano organizado pelo Deybson e outros atletas, e também para o sub-17 dos Festejos.

2. Por que o nome CSKA?
Osmar: O nome "CSKA" é de um time da Rússia. Nós tentamos fazer um nome original, mas não conseguimos nada de "interessante". Então foi aí que procuramos um nome de um time desconhecido, lembramos do "CSKA Moscou", apenas tiramos o nome "Moscou". Poderíamos ter colocado alguma referência a Cristino Castro, como "CSKA de Cristino Castro", mas ficava muito grande e não combinava tanto,  então ficou "CSKA" mesmo.
O nome foi ficando, o time se mantendo mesmo com as dificuldades, discussões entre jogadores no começo, nunca foi desfeito o time e hoje o nome pegou e todos conhecem assim.

3. Qual a primeira formação do CSKA?
O primeiro time do CSKA: Sérgio, Bruno, Neném, Dd, Lício Jr, Esquerdinha, Jairo, Matheus (Biscoito), Luan(Bananinha), Osmar Jr.
No ano seguinte, 2013, saiu o Neném, Matheus, Luan e Bruno. Entrou Diogo, Caio, Wandersson e Lucas. Em 2014 chegou o Marcelo. 2015 Taivan. 2016 Norberto e Edson Arthur.

4. Encontraram dificuldades no começo do time? Cite uma, por exemplo.
Sérgio: Encontramos principalmente na formação do time, das posições de atletas que se encaixavam na nossa filosofia.
Osmar: Acredito que todos os times da cidade no seu começo tiveram problemas, com a gente não foi diferente. Éramos conhecidos como um time que jogava bem mas não ganha nada. Muitas vezes fomos zuados, mas graças a Deus os três últimos campeonatos ganhamos.
Time campeão em junho de 2017.
5.  Como foi, no começo, resistir às ZOAÇÕES?
Osmar: Nós sempre fomos bastante unidos.
Não ligávamos muito para as críticas e também não deixávamos os elogios "subir pra cabeça" para não atrapalhar o rendimento. No começo não tínhamos muitas expectativas, só em um futuro distante começar a competir com os grandes da cidade. Mas com o tempo fomos melhorando cada vez mais, ficando mais maduros. Ainda falta muita coisa, mas só com o tempo para melhorar.

Sérgio: Na verdade entramos para brincar, se divertir... No entanto algumas pessoas gostam de tirar sarro. Mas sempre mantemos o foco, sabíamos que um dia seríamos campeões, uma hora chegaria... time focado, de jovens e de grandes expectativas.
Festejos 2017
6. Sérgio, é difícil ser goleiro no futsal, já que requer muita atenção?
Muito, precisa de agilidade, atenção, principalmente de treinamento e conhecer os atalhos tanto para fechar o gol quanto para a reposição rápida de bola. A nossa vantagem é essa reposição de bola, rápida e com qualidade. Não gosto muito de treinar principalmente à noite por causa da minha vista, mas sempre quando posso eu vou...
Só para lembrar que joguei os dois últimos campeonatos no sacrifício, na verdade os últimos três, fomos campeões em 2 e o outro ficamos nas quartas de final com meio time.
Osmar Júnior
7. Para o Osmar: Em que posição você gosta mais de atuar?
Acredito que a posição que eu posso render mais e ajudar meu time é na posição de Ala. Onde tenho liberdade de jogar por toda a quadra.

8. Vocês disputaram torneios fora da cidade?
Osmar - Sim! Esse ano disputamos um em Bom Jesus que coincidiu com os Festejos daqui. Foi bastante puxado, teve vez que jogamos 3 dias seguidos, em Cristino, Bom Jesus e em Cristino novamente. O mais complicado era quando tinha jogo no mesmo dia, aí dividimos o time meio a meio. Fomos campeões em Cristino e em Bom Jesus perdemos nas quartas de final, nos pênaltis para um ótimo time da cidade de Bom Jesus.

Sérgio: Participamos também em Bom Jesus alguns anos atrás com um time misto.

9. Sérgio, você foi eleito o melhor goleiro. O que sentiu quando ouviu seu nome sendo chamado para receber a premiação? 
Cara muito orgulho, feliz acima de tudo pelo prêmio coletivo, feliz tbm pela minha conquista individual. Se não tivéssemos vencido, a conquista individual não seria tão importante.
Sérgio recebendo prêmio como melhor goleiro, junho de 2017.
10. Qual o próximo torneio o CSKA disputará?
Osmar: O Regional de futsal que o Deybson e outros atletas irão organizar.

Sérgio: Com certeza, o Regional que acontecerá em Cristino Castro organizado pela liga de futsal, isso caso não tenha um no aniversário da cidade antes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro