Visita ao Museu do Solidão em Landri Sales (PI)

Em novembro estive na cidade de Landri Sales (PI), fui visitar o Museu do Solidão, um magnífico e importante local de memória idealizado e mantido pelo bravo Nilberto Batista Moreira.

Os piauienses precisam conhecer esse espaço, nossas origens sertanejas estão bem contadas no Museu do Solidão: temas relacionados ao vaqueiro piauiense, à desmancha, farinhada, fabricação do açúcar e rapadura, comércio, tropeirismo, culinária, artesanato, modos de vida e outros temas da história do Vale do Solidão e do Piauí. Fiquei impressionado com algumas relíquias existentes nesse museu.

No local também existe uma valiosa biblioteca e um espaço para apresentações teatrais e outros espetáculos culturais.
Visite-o vale a pena.

Sobre Nilberto Moreira:
Nascido em Landri Sales quando lá ainda chamava-se Brejo do Maroto e pertencia a Jerumenha, ele fez carreira profissional bem sucedida em Minas Gerais, mas nunca esqueceu sua terra natal: criou o Museu do Solidão em 2010 na casa da sua família que é o prédio mais antigo de Landri Sales. Curiosidade: ele é primo do empresário Cristino Castro (1891-1950) pelo lado materno, a mãe de Cristino Castro é irmã da avó do sr. Nilberto.

Parabéns sr. Nilberto Moreira pelo idealismo e valorização da nossa história. Obrigado pela atenção total que recebi de sua parte, eternamente grato.


Conheci o Museu do Solidão pelo seu site, acesse e baixe lá o livro "Landri Sales - Piauí: 200 anos de História (1810-2010)" (foto acima), escrito por Nilberto Moreira. Clique: http://museudosolidao.blogspot.com.br/2014/05/blog-post.html

 Veja imagens do Museu do Solidão
Eu, ao lado do sr. Nilberto Moreira.
Atenção: na imagem vemos uma homenagem ao Vaqueiro Manoelzinho, o mais famoso dos vaqueiros de Landri Sales, já falecido. Ele é pai da professora Jesus Delmondes que há mais de 30 anos reside na nossa Cristino Castro.










Atenção: na imagem vemos uma homenagem ao Vaqueiro Manoelzinho. Ele é pai da professora Jesus Delmondes, que há mais de 30 anos reside na nossa Cristino Castro.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro