Carta aberta de Altamiran Ribeiro sobre seu histórico de lutas a ossa cidade e sua saída do Conselho Tutelar

 O conselheiro Altamiran Ribeiro, cidadão respeitado na nossa cidade sobretudo por suas lutas na área dos direitos da criança e do adolescente, nos enviou uma carta aberta ao público comentando sobre seu histórico de luta e sua saída do Conselho Tutelar de Cristino Castro agora que vai assumir um posto muito importante na Comissão Pastoral da Terra em Teresina.

Parabéns Altamiran, obrigado pelo legado.
Leia sua carta:

"Meus amigos e amigas, companheiros e companheiras de caminhada. Durante quatorze anos tenho me dedicado dia a dia às causas socias de nossa Cristino Castro, dedicação essa  por amor a um projeto que acredito, ter em Um Cristino Castro Para todos. Foi Pensando nisso que eu e o então promotor de justiça Dr. Flavio Abreu Teixeira Junior elaboramos o projeto de lei que obrigava o município ter responsabilidade com a política de defesa e proteção da infância e juventude. Projeto de lei esse que foi apresentado na câmara municipal pelos então Vereadores Osmar Custódio e Prof. Cantidio Rocha, hoje é a lei 044/98 que cria Fundo municipal da Criança e do adolescente, o Conselho de Direitos e o Conselho Tutelar. 
Orgulho-me de ter dado um espaço Democrático e participativo e seguro ao processo de escolha dos conselheiros Tutelares, copiados por mais de 60 municípios do Piauí, e outros do Maranhão e Bahia, sendo referência e recebendo reconhecimento por órgão de defesa da criança e do adolescente e ate pelo próprio CEDECA (conselho estadual dos Direitos da Criança e Adolescente).

Diante do meu trabalho realizado e com a sensação do dever cumprido, é hora de avançar para novos desafios, vou, não porque quero, mais pelo motivo dos trabalhadores e trabalhadoras das Dioceses do Piauí, me escolheram pelo voto direto e democrático no mês de julho de 2014 para a Coordenação da Comissão Pastoral da Terra (CPT-PI), é por tempo determinado, mais logo estarei de volta, peço a todos orações, pois tenho a certeza que agarrado na palavra de Deus ele será lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.

É visível e notório que no caminho de um conselheiro Tutelar é cheio de espinhos e desafios, ainda maiores dia após dia. Sei da pressa natural da sociedade em ter as respostas imediatas ou em curto prazo para seus anseios, mas sabemos que, em se tratando da política de defesa da criança e do adolescente não depende só do Conselho Tutelar, mas de vários outros órgãos de força e potencial maior.
 Fizemos nossa parte de forma segura e em tempo hábil em todos os processos que chegou até este conselho. Vamos deixando o conselho equipado com computares, carro e telefones, bem como uma ampla parceria com vários órgãos, onde quero agradeces de modo especial a todos eles: Câmara Municipal, Sec. Assistência Social, de Saúde, de Educação, de Administração, SINDSECC, CARITAS Brasileira, igreja católica, Ministério Publico, Supermercado Fonseca, EDICAP e CIA, Blog Caatinga de Porco, escolas estaduais e as municipais, e outros. 
Não vou citar nomes de pessoas para não cometer injustiças, mais agradeço a todos pela força e a oportunidade que me deram para mostrar minha capacidade diante dos desafios, muito obrigado. Vou seguindo o caminho sem medo, como alguém que enxerga o invisível"

Comentários

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro