Sobre a audiência pública convocada pela Prefeitura.

Aconteceu ontem, 19/06/13, no plenário da Câmara Municipal uma audiência pública convocada pela Prefeitura Municipal de Cristino Castro para tratar do tema LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O evento foi anunciado em carro de som no dia de ontem. Destacamos a presença de poucas pessoas no plenário, menos de 40 pessoas, pouca gente mesmo (ver foto acima).

Este blogueiro chegou na audiência no final da primeira parte: fala do corpo técnico-contábil e mesa. Fábio Almeida, coordenador contábil da Prefeitura falava naquele momento sobre a importância do acesso às informações pela internet sobre licitações e outras prestações de contas.

Na segunda parte o povo participou: o prefeito e equipe ficaram abertos às perguntas e oportunos questionamentos foram feitos. Destacamos a participação dos populares Francisca Cesário, professor Henrique. Também participei com perguntas, na condição de cidadão. As vereadoras Rute e Bertolina também fizeram uso da palavra. A vereadora Bertolina pediu informações se o prefeito já tinha analisado os requerimentos da referida vereadora. O prefeito disse que estava analisando e elogiou as atuações recentes da vereadora. Disse que a campanha política já passou.

O prefeito falou da dificuldade financeira do município e dos riscos do pagamento dos servidores atrasar. Novamente, como em outras ocasiões, o prefeito falou da questão da alta dívida junto ao INSS que é sempre descontada no dinheiro que entra na Prefeitura. Disse que o município é 0.6 e era para ser 0.8 e recebe pouco dinheiro pelas dívidas que tem. A prefeitura está tentando junto ao IBGE aumentar a população de Cristino Castro através de recontagem. Falou que a sua gestão não vai perder nenhum projeto que traga benefício para o município. 

Nos instantes finais, quando a reunião estava sendo encerrada houve um pequeno entrevero de ordem familiar e o prefeito deu a reunião por encerrada. Nada que pudesse manchar o tom tranquilo e democrático da audiência pública.

Quem não foi perdeu uma ótima oportunidade de fazer questionamentos ao prefeito.

Sobre os temas centrais da audiência, LDO principalmente, podemos fazer mais matérias sobre o tema. Mande suas ideias.
Prefeito e parte de sua equipe na audiência pública de ontem.
Vereadores presentes na audiência: Rute, Bertolina, Fred, Deoni e Eufranio.
Para saber mais sobre o que é a LDO acesse:
http://www.planejamento.mg.gov.br/planejamento-e-orcamento/lei-de-diretrizes-orcamentarias-ldo

Comentários

  1. Na condição de cidadão falei sobre a iluminação pública que tem que iluminar bem mais, sobretudo para a questão da segurança pública. Dei também uma dica para a prefeitura fazer a academia popular (dos idosos) na rua Cleomenes Benvindo pois lá tem um espaço bom na lateral da rua. O prefeito falou que já tinha pensado nessa ideia e que estuda o caso.

    ResponderExcluir
  2. Só espero que se um dia o IBGE mudar nossa categoria de 0.6 para 0.8 os prefeitos de Cristino Castro parem de reclamar porque João Falcão falava disso, Zacarias também, Valmir Falcão também. Já está virando é um credo dos prefeitos.

    ResponderExcluir
  3. LDO o projeto é de autoria da prefeitura e tem como objetivo estabelecer as prioridades e metas da administração pública para o ano de 2014.
    A audiência para discutir a LDO está prevista no artigo 48 da lei de responsabilidade fiscal para que assim seja garantida a transparência da gestão fiscal.
    Após ser discutida com a sociedade, a LDO segue para votação.
    O projeto pode sofrer emendas e deve ser votado até o final de junho e sempre em dois turnos.
    Baseada na aprovação da LDO é elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro