SUCRUIU no Rio Gurgueia, história real de pescador de Cristino Castro

O conhecido pescador Giovane, o Pureca, neto do senhor França, me contou esta semana a seguinte história:

Domingo passado ele foi olhar o 'ingancho' (rede de pesca), que ele sempre deicha 'armado' no rio Gurgueia, por volta de uma e meia da manhã e ao chegar percebeu que o 'ingancho estava embolado. Ele conta que já sentiu aquele cheiro forte no ar. Com um facão na cintura, como sempre anda quando vai pescar, entrou na água e lá embaixo o que já esperava - uma cobra, uma SUCRUIU, e das grandes.

Entrou na água para recuperar seu utensílio principal de pesca e quem sabe os peixes. Pureca conta que deu uma pancada na cabeça da cobra e ela foi embora e conseguiu resgatar a rede. Segundo ele, a cobra tinha cerca de 3 (três) metros de comprimento.

Perguntado se teve medo, ele conta que é costume dele 'labutar' com cobra em beira de rio, que não tem medo, por maior que seja, ele confia no seu facão e habilidade.

Pureca nos disse que na parte conhecida como Ri Véi (foto abaixo) tem muita SUCRUIU.
Rio Véi, período da seca. 
Obs: SUCRUIU é como nós aqui chamamos a espécie Sucuri.

Comentários

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro