"Que prédio histórico é este?" Acompanhe esta nova série do Blog Catinga de Porco

Uma das missões deste blog é preservar a memória histórica, por isso estamos lançando mais uma série: "Que prédio histórico é este?".

Esta série vai mostrar prédios ou casas, que estejam em uso ou que estejam fechados, que muitos não sabem o significado histórico que teve. Você vai se surpreender com histórias que vamos contar.

Para começar vamos falar de um prédio que está fechado, ele fica entre a Prefeitura e os Correios. Este da foto.
Você sabe o que funcionou aí? Em que momento histórico esse prédio foi importante? Quem era ou é seu proprietário?

Pois bem vamos às respostas:
Esse é um prédio particular de propriedade do senhor Neuton Rosal, foi construído ainda na década de 1950. Sua função era servir como depósito de algodão para posterior venda.

O senhor Neuton Rosal, hoje com 84 anos, era comprador de algodão na região no período final da década de 1950 aos anos 1970. Ele nos informou que comprava algodão da região, sobretudo de produtores de Santa Luz. Circulava renda na região com o algodão.

O algodão era vendido para o poderoso Grupo Coelho de Petrolina que vinha com seus caminhões buscar o algodão aqui. O algodão entrou em crise, década de 1970, devido à praga do bicudo. Foi no mesmo período dos tempos áureos da Algodoeira de Wilson Parente, mas essa é uma outra história que vamos contar depois.
Agradecemos ao senhor Neuton Rosal (foto acima) pelas informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981