Piscina do Zé Martins, do Raimundo Martins, do Petrônio, do Pantanal:boas lembranças de uma infância em Cristino Castro.

Lembro-me da primeira vez que tomei banho numa piscina em C. Castro, era o ano de 1988 eu tinha 5 anos e fui com um tio meu que estava aqui, era a Piscina do Raimundo Martins, depois Piscina da Amélia. Essa piscina foi a primeira a ser inaugurada aqui na metade dos anos 1980. A partir desse meu primeiro banho com 5 anos em 1988 fui inúmeras vezes atrás de uma piscina, dando dor de cabeça para minha mãe.

Na virada dos 80 para os 90 na saída de Cristino Castro rumo a Bom Jesus tinha uma única piscina, conhecida com 'Piscina do Zé Martins' (foto acima). Na outra ponta da cidade tinha a piscina do Raimundo Martins, depois conhecida como piscina da Amélia, hoje abandonada.

Fato é que as crianças, eu era uma, banhavam mais na do Zé Martins, esta era mais 'povão', a outra era mais social, mais familiar, mais burocrática para se entrar na água. Nós, a gurizada, fazíamos a festa mesmo era na do Zé Martins. 
Algum tempo depois surgiram as piscinas: do Petrônio (1990 ou 91), do Pantanal (1991), Vale das Águas (1994), do Nei (1996), Park Hotel (1999).

A do Petrônio quando surgiu foi uma 'febre', pois tinha um trampolim, algo inédito na cidade, era aquela alegria.

Tempos bons, a infância em Cristino Castro era maravilhosa com os famosos banhos nas piscinas. Mas as mães ficavam naquela preocupação. Qual o menino em Cristino Castro que nunca levou uma 'pisa' da mãe por ter ido escondido para alguma piscina? Eu apanhei muito, e se perdesse o chinelo lá, aí a 'taca' era maior. 

Nossas táticas para  ir escondido a uma piscina e ão apanhar:
- ir com um calção de material fino, para dar tempo secar;
banhar sem cueca;
- não abrir o olho debaixo d'água para não ficar vermelho, se ficasse a mãe sabia na hora;
- sair da água antes do sol se por para dar tempo secar;
- não ir de chinelo, mas muitas vezes tinha que ir, pois o asfalto era quente demais;
- alguém leva um pente para pentear os cabelos, para forjar que nada tinha acontecido.

Eita tempo bom.
Piscina do Petrônio, anos 90. Foto: Deusimar Chagas.
Pantanal


Piscina do Zé Martins. Foto: Deusimar Chagas.

Comentários

  1. Verdade Calebe era d++++++as piscinas eu gostava de ir em tds e qd faltava água adorava.Ia + na piscina de tio Raimundo com a galera.Q pena q abandonaram à piscina eu achava q estava linda e maravilhosa faz anos q ñ vou pois qd fui foi rápido ñ fui a passeio pois foi na época q Papai faleceu.Espero q à mesma seja reativada.Boas lembranças e saudadesss EITA TEMPO BOM Q ERA!!!Tenho muitas saudadesss + uma vez Parabéns pelo seu blog eu gosto muito sempre q dá estou dando uma passada,somente fico sabendo de td p ai.Obrigado!Um abraço Renata Parente.

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE BONS TEMPOS DE MENINO EM CRISTINO CASTRO!!
    SAIA PRA JOGAR BOLA NO CAMPINHO, ATRÁS DA IGREJA BATISTA, DA RUA JOÃO FALCÃO. DEPOIS A MOLECADA DESCIA PRA PISCINA!
    MUITO BOM SEU BLOG, DÁ PRA MATAR UM POUCO DA SAUDADE!
    FABIANO


    ResponderExcluir
  3. Grande amigo Fabiano, neto do Seu Manel Belarmino (da Umburana).
    Abraço companheiro.

    ResponderExcluir
  4. tenho muitas fotos legais dessa época vou digitalizar e te passar ok calebe parabéns pela matéria. Emiliano Amorim: Fotografo

    ResponderExcluir
  5. leandro rodrigues, cliquei no seu peril e não visualizei, por favor, dar mais informações sobre sua pessoa para publicar seu comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981