Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?
A foto ao lado é da planta Catinga-de-Porco(Catinga de Porco. Esse foi o primeiro nome da localidade que depois foi chamada Nova Lapa (a partir de 1902) e por fim Cristino Castro (a partir de 1953).Segundo o Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí de Cláudio de Albquerque Bastos (1994), Catinga de Porcos (sem hífen) é uma planta de flor amarelada que quando seca se faz um poderoso chá, conhecido como "maravilha do sertão". Nome científico: Terminalia brasiliensis Camb. Nome popular: catinga-de-porco. Indicação popular: males do estômago, barriga inchada e disenteria. Atividade farmacológicas: antidepressiva, antimicrobiana, anti-ulcerogênica, analgésica e hipolipeminante. Fonte: Site da UFPI: http://www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia10/pesquisa1.php.
CALEBE OBRIGADO POR LEMBRAR DESSE HOMEM MUITO IMPORTANTE PARA ATODOS PRINCIPALMENTE PARA FAMILÍA MIRANDA QUE DEUS LEVOU E QUE FAZ MUITA FALTA,ERA UM VAQUEIRO E TINHA MUITO ORGULHO DO QUE ERA, GOSTAVA DE CONTAR MUITAS HISTORIA E TODOS PARAVAM PRA ESCUTAR SUAS HISTORIAS.
ResponderExcluirBÁRBARA MIRANDA
Catinga de porco é cultura, parabéns Calebe.
ResponderExcluirEsse dia deveria ser comemorado nas escolas. Pelo menos as do campo, pois na nossa região ñ tem índio que eu saiba e todo ano é comemorado o dia do índio, ñ desmerecendo os índios, mas os vaqueiros estão mais próximos e contribuem mais com a nossa cultura, costumes etc.
parabéns ao seu Gidim (hj representado pelos tantos filhos, netos, bisnetos... e a todos os vaqueiros da nossa cristino castro, em especial ao meu tio Valdecir Paraibano(tb ñ mais presente mas sempre em nossos corações)... vcs são orgulho pro nosso Nordeste!
ResponderExcluirParabéns a Pai Gidim,(pois era assim que o chamava), e também a todos da família, pois são minha família também.Parabéns a todos os vaqueiros,que são guerreiros,corajosos e amam a profissão!!
ResponderExcluir