Morre William Palha Dias, um grande vulto da literatura piauiense. Caracol, C. Castro e o Piauí todo estão de luto

Faleceu ontem, 14/02/2012, por volta das 19, vítima de parada cardíaca, o grande escritor e juiz aposentado William Palha Dias, o "Caneta de ouro de Caracol". Autor de vários livros consagrados na literatura piauiense, um deles virou até filme - 'Irmãos Quixaba'. Outros livros do autor: 
Vila de Jurema', 'Memorial de Um Lutador Obstinado' e outros. Eu, Calebe Temporal, recomendo aleitura do livro "Memorial de um lutador Obstinado".

Palha Dias morreu aos 93 anos. Nasceu em Caracol (PI) e em 1934 seu pai e toda a família mudaram-se para o povoado Nova Lapa (hoje Cristino Castro), à época um povoado promissor.

Seu pai, Claudionor Dias, era respeitado prático farmacêutico e foi o primeiro vereador representando Nova Lapa em Bom Jesus. Claudionor Dias foi o político autor do projeto da emancipação politica de Nova Lapa transformando-se em cidade de Cristino Castro em 1953.

William Palha Dias formou-se em Direito e foi juiz em cidades piauienses, era membro da Academia Piauiense de Letras. Escreveu o livro "Rascunho Histórico de Cristino Castro" lançado em 2003, alusivo ao 50° aniversário de Cristino Castro em 2003, ano em que foi homenagedo pelo então prefeito Petrônio Falcão. Palha Dias esteve aqui nas festividades e até discursou naquele ano.

Palha Dias tem parentes em Cristino Caastro: a falecida professora Dona Deuzuiete (esposa do senhor França) era sua irmã. 

Palha Dias deixa valioso legado na literatura.

Enviamos nossos pêsames à família enlutada. Agradecemos ao seu sobrinho de C. Castro, José de Arimatéia - o Zezin, pela informação.

Falaremos mais desse grande homem - William Palha Dias - numa outra oportunidade.

Site da Academia Piauiense de Letras noticiando o fato:
http://www.academiapiauiensedeletras.org.br/notcom.asp?id=604

obs: somente a foto de Palha Dias é do site diariodeteresina.com.br

Comentários

  1. tenho um livro seu 'vILA DE jUREMA', autografado pelo próprio, dado a meu pai. q honra é pra mim.

    ResponderExcluir
  2. o professor Zezin e toda a família devem ter muito orgulho desse grande homem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro