Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?
A foto ao lado é da planta Catinga-de-Porco(Catinga de Porco. Esse foi o primeiro nome da localidade que depois foi chamada Nova Lapa (a partir de 1902) e por fim Cristino Castro (a partir de 1953).Segundo o Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí de Cláudio de Albquerque Bastos (1994), Catinga de Porcos (sem hífen) é uma planta de flor amarelada que quando seca se faz um poderoso chá, conhecido como "maravilha do sertão". Nome científico: Terminalia brasiliensis Camb. Nome popular: catinga-de-porco. Indicação popular: males do estômago, barriga inchada e disenteria. Atividade farmacológicas: antidepressiva, antimicrobiana, anti-ulcerogênica, analgésica e hipolipeminante. Fonte: Site da UFPI: http://www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia10/pesquisa1.php.
Pesima tém vereador que já pedel o mandato de tamto falta a sesões Ordinaria da Camara Municipal
ResponderExcluirpor que um tramalhador que falta uquando falta a em presa disconta o dia, mas na camara e diferente os vereadores quando falta eles recebem normalmente isso tem que mudar.
1º de outubro - Dia Nacional do Vereador
ResponderExcluirO papel do vereador
O vereador é o agente político eleito para um mandato de quatro anos. É o representante legítimo do cidadão. Faz o papel de ponte entre a população e o prefeito, aponta os problemas do município, apresenta sugestões e cobra providências junto aos órgãos competentes.
A origem da palavra “vereador” está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.
No Brasil, as câmaras de vereadores são mais antigas até mesmo do que o Congresso Nacional e as Assembléias Legislativas. A primeira delas foi instalada em 1532, por Martin Afonso de Souza, na capitania hereditária onde foi fundada a primeira vila brasileira – atual cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo. Por causa disto, ficou conhecida como "Câmara Vicentina".
Nessa época, os municípios brasileiros, por meio de suas câmaras, buscavam autonomia e independência administrativa em relação à metrópole. Tiveram participação ativa no movimento de Independência.
O número de vereadores que compõem a câmara municipal é proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição Federal estabelece que em cidades de até 1 milhão de habitantes haja, no mínimo, nove e no máximo 21 vereadores. Em cidades com população entre 1 e 5 milhões, devem haver no mínimo 33 e no máximo 40 vereadores. Já nas cidades com mais de 5 milhões de habitantes, o número de vereadores mínimo é 42 e máximo, 55.
A quantidade de vereadores de cada cidade é estabelecida pela Lei Orgânica. Nela, a Câmara Municipal estipula o número de vereadores que terá a cidade, sempre, é claro, respeitando os limites constitucionais.
Lei 7212/84 | Lei nº 7.212, de 11 de julho de 1984
Compartilhe
Institui o dia 1º de outubro como o "Dia Nacional do Vereador".
Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decretou, o PRESIDENTE DA REPÚBLICA, nos termos do § 2º do art. 59, da Constituição Federal, sancionou, e eu, MOACYR DALLA, PRESIDENTE do SENADO FEDERAL nos termos do § 5º do art. 59 da Constituição Federal, promulgo a seguinte Lei:
Art 1º - É o dia 1º de outubro instituído como o "Dia Nacional do Vereador".
Parágrafo único - Nesse dia, as Câmaras e Prefeituras Municipais poderão promover iniciativas que comemorem a efeméride.
Art 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
SENADO FEDERAL, EM 20 DE JULHO DE 1984
Senador MOACYR DALLA PRESIDENTE
Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 23.7.1984
Basicamente as funções e atribuições dos Vereadores estão expressas na Constituição Federal (arts. 29, 29),
ResponderExcluirna Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara Municipal.
O Vereador é membro do poder Legislativo, eleito pelo povo, tendo como funções legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana;
a fiscalização financeira e da execução orçamentária,
mantendo o controle externo do Poder Executivo Municipal,
e ainda, o julgamento das contas apresentadas pelo prefeito e praticando atos de administração interna.
Na minha opinião apenas alguns vereadores, são comprometidos com o seu cargo, admiro bastante a vereadora Cleodete, o seu trabalho é muito bonito,,ajuda as pessoas em teresina com relação a saúde,,eu por exemplo já tive seu apoio na capital, e conheço outras pessoas que já tiveram seu apoio,,parabéns a ela que mesma não estando sempre aqui em cristino,por motivos acredito que plausiveis,,em teresina está sempre atuante ajudando e fazendo o seu papel...admiro tbm o vereador Raimundo,,o mesmo,,,está sempre na ativa ajudando a população de cristino castro...os dois estão de parabéns...
ResponderExcluirpor que o local de trabalho e na camara municipal, como qualque trabalhador o professor
ResponderExcluiro local de trabalho e na sala de aula,
o medico e no hospital, o trabalhador rural e na roça...
Péssima...não cumprem o papel a eles destinados.
ResponderExcluirna realidade falta mais conhecimento sobre o que é legislar, por que vereador não é para está com picuinha com o prefeito é andar pela cidade e ouvir as reclamaçoês da população, mais muitos deles passam quatro anos ajuntanta seus proventos ou tratando de articular sua estrategias para adquirir outro lucro sabece-la como. na realidade certa vez assiste uma seção da camara e notei a falta de união dos vereadores pois cada uma apresentou um requerimento, não seria melhor apresenta um requerimento em conjunto.
ResponderExcluir