1992: Curiosidades sobre as eleições de 1992

Na imagem vemos foto do candidato Petrônio.
A eleição municipal de 1992 foi uma das mais marcantes. Um clima de muita rivalidade tomou conta daquele pleito. De um lado o bloco da SITUAÇÃO liderado pelo atual prefeito, na época Verival Martins Vasconcelos, que apresentou Antônio José como candidato a prefeito, na época não existia reeleição. Do outro a oposição: liderada pelo ex-prefeito Petrônio Falcão tendo como vice Antônio Temporal.


"OS PÉS DE POEIRA"
Alguém do bloco da situação, no início da campanha, chamou a oposição de "os pés de poeira". O efeito foi contrário, a oposição adotou o apelido e ficou conhecida como "os pés de poeira", numa alusão clara à questão da renda. Ou seja, 'pés de poeira' queria dizer que eram os POBRETÕES contra a a elite. Não era bem assim, tinha elite de ambos os lados, mas o fato é que o apelido soou bem para a oposição que tinha como candidatos Petrônio e Temporal (prefeito e vice).  A situação apresentou a chapa composta por Antônio José (para prefeito) e Euvanete Benvindo (para vice).

"SAI JACARÉ"
A situação chamou a oposição de jacaré e fez até uma paródia em cima de uma música de sucesso na época, a letra era: "SAI JACARÉ, NA MINHA CASA EU VOU DIZER COMO É QUE É, NA MINHA CASA EU SEI QUE VOCÊ NÃO ENTRA PORQUE OS VOTOS SÃO DE ANTÔNIO JOSÉ. É QUEM O POVO QUER, É QUEM O POVO QUER, PARA PREFEITO DE CRISTINO VOTE EM ANTÔNIO JOSÉ".

Tinha até desenho do jacaré nos comícios. 


AZUL X AMARELO


A cor da situação era o AZUL escuro e da oposição era AMARELO. O clima esquentava que aconteceu até de gente tocar fogo em bandeira do outro.


O FUSCÃO AZUL
Tinha um fusquinha azul escuro da situação que era uma comédia só. O fusca animava os comícios e carreatas. o Fusca pegou fogo uma vez e disseram que foi a oposição, não sei não, pelo que me lembro o carro estava mesmo em condições precárias, sei lá. Esse fusca era a animação da campanha (cheio de adesivos e bandeiras) e o seu dono era uma pessoa muito brincalhona e alegre, não mora mais na cidade, mas tem parentes aqui. O carro só vivia no empurrão.


O CANDIDATO A VEREADOR GONZAGA DO SOSSEGO
Este subiu no palanque e disse: "Vote em mim porque sou pobre, tudo que eu tenho são só essas havaianas". E tirou as havaianas dos pés e mostrou para a plateia que foi ao delírio. Ele não se elegeu.

"ARROCHA O BURITI"
Foi outra expressão criada nessa campanha, a oposição assim se identificava também. Não sabemos se foi outro apelido dado pela situação ou se foi criação da própria oposição. O fato é que pegou tanto que na cerimôna de posse, dia 1º de janeiro de 1993, tinha muitos buritis enfeitando a mesa da cerimônia.

Da mistura de 'pés de poeira' e 'arrocha o buriti' surgiu uma espécie de grito de guerra da oposição: "ARROCHA O BURITI E DEIXA A POEIRA COBRIR".


Ah, chamavam o Petrônio de o NEGÃO, que também pegou na oposição. Outro grito era: "É O NEGÃO". Ah Antônio José era chamado pelos seus eleitorees de 'DUDÉ'.

Musica de Antônio José (PDT 12):
"3 de outubro está chegando vamos votar com muita atenção, muito cuidado pra não errar - vote em Antônio José para ganhar...."

Música do Petrônio (PFL 25):
" Quem é o prefeito do povo: Petrônio.
Que luta por nossos direitos: Petrônio.
Saúde e educação: Petrônio.
Você já conhece os seus planos de trabalho - em Cristino Castro ninguém é melhor....."

Mas enfim, foi uma campanha daquelas, bem emblemática mesmo. Terminou com a vitória da oposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro