15 de Outubro: Parabéns Professores de Cristino Castro

Parabéns a todos os professores, do passado e do presente, de Cristino Castro. Vocês são os construtores da nação.

Leia esta matéria histórica sobre nossos professores publicada no meses atrás:

"Os primeiros primeiros professores de Cristino"

"Ao que tudo indica, o nosso primeiro professor foi ‘Adãozinho’ em 1907, já como povoado Nova Lapa. Em seguida, no período de 1926 a 1927 tivemos os professores José Madeira e Francisco Santos. Nessa mesma época tivemos o padre estrangeiro Pedro Sanches Vera que fundou uma escola paroquial. Esta escola, em 1931 estava aos cuidados da professora Júlia Fialho. Frei Bernardo, missionário que por aqui passou nesse tempo, pode ter sido professor nessa escola. Em 1921 Joaquim da Costa Rosal fundou uma escola particular que durou uns cinco anos. Em 1936, impulsionada pela chegada do empresário Cristino Castro, a educação aqui teve grande avanço com as professoras Neli Nunes, Juscelina Felício (Celina), Leonília Piauilino, Rosinha Piauilino e Maria do Carmo Guida. Essas professoras deixaram o povoado em 1949. A partir daí destaque para as professoras Carmelina Felício Guerra e Maria Juracy de Sousa Martins. Em 1959, de volta á terra natal, ganhamos duas professoras diplomadas — Tancy Guerra de Oliveira e Haidé Martins Falcão. Eralena Matias Lopes chega de Bom Jesus. Em 1965 a escola recebe o nome de ‘Escola Isolada Arsênio Santos’, destaque nessa época para as professoras Carmelina Felício Guerra, Eldina Martins de Araújo, Maria Juracy de Sousa Martins (diretora de 1965 a 67). Em 67, durante três meses, assumiu como diretora Dinalva Martins Pereira da Costa (FOTO)sendo substituída por Maria Custódio de Melo.

O ensino em comunidades distantes como a Lagoa Grande teve na pessoa de Dona Lurdes o grande destaque. Esta, já com apenas 17 anos, por volta de 1949, ia no lombo de animais exercer a nobre função.
Tivemos outros professores, a não citação destes aqui é por questão de espaço. Parabéns a todos esses guerreiros.
Fonte desta matéria: “Histórico do G. E. Arsênio Santos”. Autora: professora Francisca Dias de Sousa Ribeiro, 1972


obs: a foto é do Orkut da Aurenivia

Comentários

  1. Ser professor
    É ter a convicção e a certeza de que tudo
    terá valido a pena, se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu e pelo que lhe foi ensinado...
    Ser professor, é passar horas e horas
    pensando em cada detalhe daquele assunto a ser aborda naquela aula que, apesar de se repetir todos os dias, a cada dia é única, nova e original...
    Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...é troca de conhecimentos e experiências..
    Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
    Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
    Ser professor é apontar caminhos,
    mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...e que escolhendo esse caminho indicado, alcance o sucesso, o tôpo.
    Ser professor, é passar o conhecimento independente da posição social e da capacidade de cada aluno em aprender, e assim o faz para conduzir o aluno ao caminho que o levará aos patamares mais altos da Ciência e ao ÁPICE da Sabedoria.
    DIA 15, PARABÉNS AO PROFESSORES, cujo esforço muitas vezes não é reconhecido, mas mesmo assim, professam esse OFÍCIO COM ESMERO E DEDICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. CORRIGINDO... PARABÉNS AOS PROFESSORES.

    ResponderExcluir
  3. Ser professor e' um sacerdócio. E' uma profissão que exige muito esforço de todos que participam dessa jornada árdua, mas cativante, difícil, alem de emocionante, ao passo que nos permite acompanhar e ver resultados. O professor também e' um escultor, pois acompanha, passo a passo, a sua obra, modificando aqui, polindo ali, tirando uma sobra daqui, enfim moldando seres especiais para a vida! Não há como não se sentir bem: E' de fazer inveja a ....., pois esculpimos o caráter de seres humanos, os quais sairão por aí, obras vivas trabalhadas por nós, professores. Enfim, como disse Fernando Pessoa: 'Pedras no caminho, guardo todas... Um dia construirei um castelo.' Da mesma forma, os professores construirao, mesmo com dificuldades, o castelo do saber na sociedade, a partir de nossos especiais seres em formação. Feliz dia dos professores,DIA 15, PARABÉNS AOS PROFESSORES !

    ResponderExcluir
  4. PARTE DO QUE SOU HOJE, DEVO AOS MEUS PROFESSORES, DOS QUAIS RECEBIA ALÉM DO ENSINO HABITUAL, A PRESSÃO, A CORREÇÃO(alcancei o tempo da "palmatória"), MAS TAMBÉM O INCENTIVO E O CARINHO, OS QUAIS ME AJUDARAM A ENTENDER O MUNDO E A VIDA, E ENXERGAR A NECESSIDADE DE LUTAR POR UM ESPAÇO OBJETIVANDO GARANTIR UM FUTURO MELHOR.

    ResponderExcluir
  5. "O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
    Um aluno dorme,
    Cansado das canseiras desta vida.
    O professor vai sacudí-lo?
    Vai repreendê-lo?
    Não.
    O professor baixa a voz,
    Com medo de acordá-lo."

    Parabens a todos os mestres de Cristino Castro

    ResponderExcluir
  6. Rita de Cássia Martins Vasconcelos26 de novembro de 2011 às 23:11

    Interessante a pauta da matéria ,pena q vc não destacou mnha mãe como uma das professoras mais antigas de C.Castro...Vetúria Martins De Araújo Vasconcelos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro