A Primeira sessão da Câmara em 2011
A primeira sessão do ano ocorreu no dia 15/02/2011, numa segunda segunda-feira, à noite, mas o dia oficial para a realização das sessões é a sexta.
Estavam presentes: sete dos nove vereadores, Mateus e Raimundo da Transbrasiliana estavam ausentes por motivos justificáveis; o prefeito (Zacarias D. dos Santos); autoridades religiosas, a ONG Bom de Bola (João Raylson) e o principal, a maior autoridade - O POVO, que estava na platéia, entre outros.
Foi a primeira sessão sob o comando do vereador Soares como presidente. A pauta principal era a questão da formação das comissões permanentes.
Na parte final, a Tribuna Livre, alguns populares falaram: Francisca Cezário reclamou por mais prestatividade por parte da Câmara em relação ao acesso à certas documentações; Metuzalém Dias (Secretário Municipal de Educação) explicou a questão da municipalização do Arsênio Santos; Bartolomeu cobrou por mais segurança em Cristino Castro; o jovem João Railson defendeu a publicação do jornal da ong sobre uma polêmica matéria relacionada a alguns vereadores não identificados; Calebe Temporal falou um pouco da história de Antônio Temporal e qual a missão do blog e jornal Catinga-de-porco e o prefeito fechou a Tribuna Livre dando algumas explicações administrativas.
Na ocasião também o vereador Soares, presidente da Casa, propôs que o plenário da Câmara, passasse a chamar-se Vereador Antônio Temporal. A proposta será avaliada pela Casa.
O mais importante mesmo dessa primeira sessão foi a questão da formação das comissões permanentes e as explicações legais para os prosseguimentos legais para a instalação da Comissão Processante da CPI dos Tributos.
O verdadeiro papel do vereador, em apresentar requerimentos que resultem em benefícios para a comunidade.
ResponderExcluirRomildo
Assim como deputados (federais e estaduais) e senadores, os vereadores são membros do Poder Legislativo, eleitos para fazer as leis e fiscalizar os atos do Poder Executivo, cada qual em sua esfera. Mas, pouco se ouve falar sobre a atuação parlamentar essencial dos vereadores dos pequenos municípios.
ResponderExcluirEles apresentam projetos de lei, que são discutidos, aprovados ou rejeitados? E o prefeito, sanciona ou veta as matérias? Como está a relação de independência e harmonia entre o Poder Legislativo e o Executivo longe dos maiores aglomerados urbanos?
Romildo
o papel do vereador, que é de legislar e fiscalizar, além de atipicamente julgar e auxiliar na administração com projetos de desenvolvimento, envolvendo o assistencialismo e personalismo muito presentes nas ações públicas municipais em todo Brasil.
ResponderExcluirRomildo
Ao declarar aberta a sessão, o Presidente proferirá as seguintes
ResponderExcluirpalavras: “Sob a proteção de Deus iniciamos nossos trabalhos”.
Romildo
Gostaria quer As sessões ordinárias serão semanais, com duração máxima de 4 (quatro) horas, realizando-se nas três primeiras sextas-feiras do mês, com início às 19h.
ResponderExcluirRomildo Rodrigues
Os Vereadores precisam atuar de forma independente, mesmo que sejam da situação, fiscalizando o executivo, fiscalizando obras em andamento, propondo projetos inteligentes que tragam desenvolvimento para a cidade, precisam ter em mente que foram eleitos pelo povo e para o povo deve uma conduta digna das expectativas depositadas.
ResponderExcluirRomildo
Eleito presidente da Câmara Municipal de Cristino Castro pela primeira vez, José Soares da Rocha, do PMDB/PI, além de presidir as sessões da Casa, orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resoluções. Exerce função administrativa, quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva; e também de representação, quando atua em nome da Câmara.
ResponderExcluirRomildo
Exerça sua cidadania. Participe das sessões da Câmara Municipal de Cristino Castro.
ResponderExcluirRomildo