A Primeira sessão da Câmara em 2011

A primeira sessão do ano ocorreu no dia 15/02/2011, numa segunda segunda-feira, à noite, mas o dia oficial para a realização das sessões é a sexta.

Estavam presentes: sete dos nove vereadores, Mateus e Raimundo da Transbrasiliana estavam ausentes por motivos justificáveis; o prefeito (Zacarias D. dos Santos); autoridades religiosas, a ONG Bom de Bola (João Raylson) e o principal, a maior autoridade - O POVO, que estava na platéia, entre outros.

Foi a primeira sessão sob o comando do vereador Soares como presidente. A pauta principal era a questão da formação das comissões permanentes.

Na parte final, a Tribuna Livre, alguns populares falaram: Francisca Cezário reclamou por mais prestatividade por parte da Câmara em relação ao acesso à certas documentações; Metuzalém Dias (Secretário Municipal de Educação) explicou a questão da municipalização do Arsênio Santos; Bartolomeu cobrou por mais segurança em Cristino Castro; o jovem João Railson defendeu a publicação do jornal da ong sobre uma polêmica matéria relacionada a alguns vereadores não identificados; Calebe Temporal falou um pouco da história de Antônio Temporal e qual a missão do blog e jornal Catinga-de-porco e o prefeito fechou a Tribuna Livre dando algumas explicações administrativas.

Na ocasião também o vereador Soares, presidente da Casa, propôs que o plenário da Câmara, passasse a chamar-se Vereador Antônio Temporal. A proposta será avaliada pela Casa.

O mais importante mesmo dessa primeira sessão foi a questão da formação das comissões permanentes e as explicações legais para os prosseguimentos legais para a instalação da Comissão Processante da CPI dos Tributos.

Comentários

  1. O verdadeiro papel do vereador, em apresentar requerimentos que resultem em benefícios para a comunidade.

    Romildo

    ResponderExcluir
  2. Assim como deputados (federais e estaduais) e senadores, os vereadores são membros do Poder Legislativo, eleitos para fazer as leis e fiscalizar os atos do Poder Executivo, cada qual em sua esfera. Mas, pouco se ouve falar sobre a atuação parlamentar essencial dos vereadores dos pequenos municípios.

    Eles apresentam projetos de lei, que são discutidos, aprovados ou rejeitados? E o prefeito, sanciona ou veta as matérias? Como está a relação de independência e harmonia entre o Poder Legislativo e o Executivo longe dos maiores aglomerados urbanos?

    Romildo

    ResponderExcluir
  3. o papel do vereador, que é de legislar e fiscalizar, além de atipicamente julgar e auxiliar na administração com projetos de desenvolvimento, envolvendo o assistencialismo e personalismo muito presentes nas ações públicas municipais em todo Brasil.

    Romildo

    ResponderExcluir
  4. Ao declarar aberta a sessão, o Presidente proferirá as seguintes
    palavras: “Sob a proteção de Deus iniciamos nossos trabalhos”.

    Romildo

    ResponderExcluir
  5. Gostaria quer As sessões ordinárias serão semanais, com duração máxima de 4 (quatro) horas, realizando-se nas três primeiras sextas-feiras do mês, com início às 19h.

    Romildo Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Os Vereadores precisam atuar de forma independente, mesmo que sejam da situação, fiscalizando o executivo, fiscalizando obras em andamento, propondo projetos inteligentes que tragam desenvolvimento para a cidade, precisam ter em mente que foram eleitos pelo povo e para o povo deve uma conduta digna das expectativas depositadas.

    Romildo

    ResponderExcluir
  7. Eleito presidente da Câmara Municipal de Cristino Castro pela primeira vez, José Soares da Rocha, do PMDB/PI, além de presidir as sessões da Casa, orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resoluções. Exerce função administrativa, quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva; e também de representação, quando atua em nome da Câmara.
    Romildo

    ResponderExcluir
  8. Exerça sua cidadania. Participe das sessões da Câmara Municipal de Cristino Castro.
    Romildo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro