Dona Lurdes - homenagem ao Dia do Professor (15 de Outubro)

O Catinga-de-porco homenageia todos os professores de Cristino Castro na pessoa da Dona Lurdes.

Dona Lurdes nasceu em 1931 no próspero povoado Nova Lapa (hoje Cristino Castro). Cresceu no período do algodão, na década de 1930. Viu de perto a efervescência econômica e cultural que era o povoado naquela época.

No final da década de 1940, com apenas 17 (dezessete) anos, Dona Lurdes já era professora. A dedicação era tanta que ela ia montada num lombo de um jumento dar aula no povoado Japecanga. Imagine só as agruras dessa viagem, a Japecanga fica a mais de 60 quilômetros da sede do município e as estradas naquela época eram péssimas, quase que intrafegáveis. Nos anos 1940 Nova Lapa estava em profunda crise devido ao declínio do algodão.

Dona Lurdes foi a responsável pela educação de muita gente em Cristino Castro e hoje se interessa muito pela preservação da nossa história e memória.

Parabéns professora Dona Lurdes pela contribuição.

Quero homenagear também, minha primeira professora - a Fátima (Paraibana), foi na Unidade Escolar Joaquim Parente no ano de 1987, eu tinha quatro anos.

Parabéns professores de Cristino Castro, de ontem e de hoje. Vocês são os verdadeiros agentes de transformação do Brasil.




Paulo Freire, o grande mestre do Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro