CPI em Cristino? Fato histórico.

Sessão da CPI dos Tributos de Cristino Castro.
Dia 13 de setembro de 2010 ocorreu a sessão na Câmara de Cristino Castro que trata da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Tributos. Um momento histórico na história política de Cristino Castro. A sessão começou pela manhã e foi até às 13:20 da tarde. O único vereador ausente foi Raimundo Castro, o Raimundo da Transbrasiliana, faltou por motivos justificáveis, sérios.

A CPI, que tem como presidente o vereador Jair e relator o vereador Soares, investiga a arrecadação dos tributos em Cristino Castro no ano de 2009. Um dado, por exemplo, colhido pelos vereadores investigadores, atesta que em 2009 teve zero centavos de arrecadação de IPTU. Algo que é muito estranho numa primeira análise.

Deporam nessa sessão: o secretário de finanças da atual gestão, Metuzalém Dias dos Santos, o prefeito Zacarias Dias. Para mais esclarecimentos, também deporam Paulo Benvindo, funcionário efetivo do setor de Tributos e o contador da prefeitura Divanilton. Estes dois últimos deporam como auxiliares dos trabalhos, não como investigados.

A ausência mais sentida nessa sessão foi a de Marônio Vieira, Chefe do Setor de Tributos em 2009. Marônio esteve no plenário da Câmara, mas foi orientado a deixar a sessão para não depor, alegando que não fora comunicado oficialmente. A Mesa que conduz a CPI respondeu que a convocação oficial para o Marônio foi entregue ao seu irmão, Marlos.

A tônica dos depoentes foi uma só, tanto Metuzalém Dias quanto o prefeito Zacarias Dias afirmavam que essa CPI é uma manobra política da oposição, pois quando ela foi convocada falava-se em investigar os anos de 2000 a 2010 e os vereadores investigadores concentraram-se somente em 2009. Até palavras depreciativas foram faladas em relação aos dois vereadores líderes dessa CPI, tanto da parte de Metuzalém Dias quanto do prefeito Zacarias. Metuzalém chamou aquela sessão de "circo".

Veja um trecho da fala de Metuzalém sobre as acusações: "Essas receitas todas estão devidamente contabilizadas, devidamente comunicadas ao Tribunal de Contas".

Vamos aguardar  o relatório final. A sociedade exige esclarecimentos sobre os fatos. E caso seja comprovada as acusações, esperamos medidas drásticas de punição. 

Comentários

  1. Ei Calebe, ja pensou se a moda pega?CPI sobre arrecadação municipal.Em quase praticamente todos os Municipios piauienses a questão de receitas municipais é assunto com transparência zero.O dinheiro de IPTU, ILP, ISS etc,são alocados para finalidades as mais diversas, desrespeitados todos os critérios esculpidos na Carta Magna e Leis Orgânicas do Municipio.Na maioria das vezes são receitas usadas para pagar desde viagens particulares até para construir casas de políticos como ocorreu em uma cidade conhecida da minha região.Isso tudo acontece porque quase todas as Cãmaras de Vereadores fazem vista grossa p/ os desmandos, caso contrário não recebem a "mesada" no final do mês.Será se foi isso que aconteceu em C.Castro?.Abraço.Felipe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro