Temporal, um dos primeiros candidatos a deputado de C. Castro
Foi candidato pelo extinto PRN (Partido da Renovação Nacional) que hoje é o PTC (Partido Trabalhista Cristão). O número do partido era o 36. Antes dele tivemos Wilson Parente (eleito por vários mandatos).
Temporal teve uma boa votação no Piauí, foram 611 votos, o candidato oficial das Assembleias de Deus era Aldo Paixão.
O slogan de Temporal era “Com Deus e o povo pelo Povo”. Slogan esse que era criticado por muitos, alegação de que não se deve usar o nome de Deus em política e hoje muitos usam, e muitos até da forma mais hipócrita possível.
Em Cristino Castro, Temporal foi o quarto mais votado, atrás de Fernando Monteiro (1072 votos), Jesualdo Cavalcanti (563 votos) e Avelino Neiva (257 votos). Temporal teve 223 votos em Cristino, superando até o deputado estadual mais votado do Piauí naquela época. Falo de Marcelo Castro que teve 208 votos em Cristino e 21.567 no Piauí inteiro.
Me recordo muito bem daquela campanha, tinha sete anos. Assim como na campanha de 1988, quando Temporal foi candidato a prefeito de Cristino Castro, lembro-me que meu tio Gerinho veio da Bahia para ajudar. Outra pessoa que acreditava em Temporal, que o ajudava muito era o jovem Ezequias, filho do Pedro Crente, que hoje reside em Curimatá.
Foi uma campanha difícil, a de deputado estadual de 1990. Lembro-me que algumas pessoas ‘mangavm’, pois Temporal não tinha um carro-de-som como os dos outros, usava um auto-falante; sua foto era preto e branca e Temporal apoiava um candidato a governador quase desconhecido por aqui – Wall Ferraz. Mas o que aqueles adversários "pobres de espírito" não entendiam é que ele tinha um IDEAL. Eu faço uma pergunta: “Você sabia que ele recebeu muitas propostas para desistir de ser candidato e apoiar A ou B, ‘forte’, endinheirado? Era dinheiro muito mesmo, minha mãe e meu tio me contaram. Pois é, aconteceu, ele manteve-se candidato, assim como fora nas eleições para prefeito de 1988.
Vou contar um fato que aconteceu numa cidade vizinha. Nessa cidade, que não quero dizer o nome, uma liderança política que mais tarde se tornaria prefeito, encontrou com Temporal e sua pequena equipe pedindo votos no seu “curral eleitoral”. O homem se invocou mesmo e queria retirar Temporal à força dali. Quase aconteceu uma briga entre alguém do Temporal e essa ‘liderança política’. Mas como sempre, o pacifismo do Temporal fez a situação ser resolvida na paz. Isso aconteceu e não foi na época da República Velha (1889-1930) não, época do Coronelismo, foi em 1990.
Essa história do primeiro candidato a deputado de Cristino está sendo contada porque a missão do Catinga-de-porco é contar histórias verídicas sempre que o momento pedir. Histórias que sirvam de exemplo para encorajar alguém, mostrando que a Vitória não é só somente ser o primeiro colocado, não é somente ter excelente votação nas eleições, como no caso contado. Vitória é mostrar suas idéias, mostrar que tem um ideal.
Obrigado Temporal, pelas sementes plantadas em 1988 e em 1990. Um dia elas ainda germinarão.
Atenção: estamos nos referindo a Temporal como o primeiro candidato a deputado de Cristino Castro, no sentido da pessoa morar na cidade. É fato histórico que o ex-deputado estadual por vários mandatos Wilson Parente era muito bem votado em Crsitino Castro, prova disso é que merecidamente foi homenageado com um nome de uma escola em Cristino Castro. Mas Wilson Parente não morava em Cristino Castro, sua família era oriunda de Bom Jesus (PI).
Observação: os números eleitorais dessa matéria foram extraídos do site do TRE
ORGULHA-NOS SABER QUE MEU IRMÃO, UM BAHIANO SIMPLES DO MUNICIPIO DE VERA CRUZ, SAIU DE SUA TERRA E FOI SER UMA LIDERANÇA POLITICA EM UMA REGIÃO BEM DISTANTE, SENDO "ADOTADO" PELO POVO CRISTINOCASTRENSE. TEMPORAL SEMPRE LUTOU POR CRISTINO CASTRO, POIS TINHA COMO META DE SUA VIDA EMPREENDER TODOS OS ESFORÇOS PARA VÊ-LO CRESCER, DEDICANDO SUA VIDA NA LUTA PELOS IDEAIS DE LIBERDADE E IGUALDADE, PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA E MAIS IGUALITÁRIA.
ResponderExcluir"TEMPORAL, PARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES"
EU, GERINHO, ACOMPANHEI DE PERTO A CAMPANHA DE TEMPORAL. AFASTEI-ME DE MEU TRABALHO EM SALVADOR E FUI PARA CRISTINO CASTRO COM O APOIO DE MEUS IRMÃOS, VISANDO AJUDAR TEMPORAL NA SUA CAMPANHA A DEPUTADO ESTADUAL.ADENTRAMOS POR ESTE SERTÃO PIAUIENSE, SEM RECURSOS, MAS COM MUITA CORAGEM, E CONTANDO SOBRETUDO COM A AJUDA DE DEUS E APOIO DE PESSOAS HUMILDES, CONSCIENTES DA RESPONSABILIDADE DE SEU VOTO.
ResponderExcluirDURANTE A CAPANHA MUITAS FORAM AS OFERTAS DE LIDERANÇAS POLITICAS "PODEROSAS" PARA QUE TEMPORAL "MUDASSE DE LADO" OU DESISTISSE PARA APOIAR OUTRO CANDIDATO. ISSO EU VI DE PERTO!! PORÉM TEMPORAL MANTEVE SUA POSTURA ÉTICA DE CONTINUAR APOIANDO OS CANDIDATOS AOS QUAIS HAVIA "DADO SUA PALAVRA"(E QUE PALAVRA QUE NÃO VOLTAVA ATRÁS!!!)
CALEBE,
ResponderExcluirNão se esqueça que você traz a politica em suas veias. Melhor dizendo: herdastes de teu pai o sentimento de justiça e igualdade, na luta pelo exercicio pleno da cidadania e proteção aos menos favorecidos e a dignidade humana, sem temer a pressão dos "GRANDES E DOS PODEROSOS".
Daniel