Desempenho do Joaquim Parente no Enem 2009 e a situação do Piauí
O desempenho da Unidade Escolar Joaquim Parente, maior e mais importante escola de ensino médio de Cristino Castro, no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi REGULAR. Isso porque a escola atingiu a pontuação 460,03. Não atingiu a média prevista que era de 500, mas esperamos que este ano atinja.
Se serve de consolo, apenas 88 escolas públicas estaduais do Piauí atingiram ou passaram da média de 500. A posição do Joaquim Parente a nível de Brasil foi 17.631º colocado. E entre as escolas públicas estaduais da nossa região, o Joaquim Parente de Cristino Castro obteve a segunda melhor pontuação, vejamos:
(82 alunos fizeram)
A melhor nota entre as escolas públicas da nossa região foi a da escola federal Colégio Agrícola de Bom Jesus com nota 592,22 (44 alunos fizeram). Pela quantidade de investimentos e incentivos que essa escola federal recebe, essa nota é normal.
De Palmeira do Piauí
UNIDADE ESCOLAR MARTIN PINHEIRO - 530,95 (11 alunos fizeram)
De Cristino Castro
UNID ESC JOAQUIM PARENTE - 460,03
De Bom Jesus
UNID ESC JOAQUIM PARENTE - 431,28
(21 alunos fizeram)
UNID ESC JOSE LUSTOSA ELVAS FILHO - 422,31
(13 alunos fizeram)
UNIDADE ESCOLAR FRANKLIN DORIA - 454,48
De Santa Luz
UNID ESC PROF IRACI BARROS PINTO - 446,90 (16 alunos fizeram)
De Alvorada do Gurguéia
ESCOLA AGRICOLA DO DNOCS - 420,53 (13 alunos fizeram)
As 20 piores escolas do Piauí pelo Enem estão abaixo da pontuação 415.87. Veja abaixo a relação das 20 piores:
Na outra ponta da questão estão as escolas particulares, numa situação bem mais cômoda. Das quarenta melhores escolas do Brasil, seis escolas particulares de Teresina, são elas: Instituto Dom Barreto com nota 741,54 (2º lugar em 2009 e já foi 1º e 9º em anos anteriores), Instituto Antoine Lavoisier de Ensino (11º), Educandário Santa Maria Goretti (17º), Colégio Lerote (22º), Sagrado Coração de Jesus – “Colégio das Irmãs”, (29º), Colégio São Francisco de Sales – “Diocesano” (31º). Com isso o Piauí ficou em terceiro lugar geral no ranking das melhores escolas, perdendo para São paulo e Rio de Janeiro.
Está na hora do Piauí, por inteiro, rever tudo, para melhorar suas escolas públicas de ensino médio e sair do noticiário nacional que só mostra pontos negativos daqui. Não adianta culpar só as instituições locais – as escolas, muito disso tem a ver com as decisões dos grandes, dos que ‘comandam’ a Educação e dos que tem poder de legislar.
Não estamos exigindo que as escolas públicas do Piauí sejam tops de linha a nível nacional, pelo menos não imediatamente, queremos pelo menos estar na média neste momento e sonhar, num futuro não muito distante, em sermos excelência na educação. Pois na Constituição está previsto: “educação gratuita e de qualidade para todos”.
Comentários
Postar um comentário
Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.