Professor Rangel Pontes faz um balanço do seu primeiro ano como Secretário de Educação

Professor Rangel Moura Pontes, atual secretário municipal de Educação, enviou uma nota sobre seu primeiro ano à frente dessa importante pasta. Leia.
"Primeiro ano de gestão na SEMEC.
No primeiro ano de gestão na pasta da Educação tivemos muitos desafios e conseguimos alcançar alguns resultados, graças a todos os servidores municipais, equipe pedagógica e  gestores das escolas municipais de Cristino Castro-PI. Entre os resultados podemos destacar:
Ampliação da oferta de vagas na educação infantil. No primeiro ano foi ampliado a oferta de vagas para atendimento de crianças de 3 a 5 anos de idade nessa modalidade de ensino. Na zona urbana além da Creche Lira Soares Campos, as Escolas Municipais Airton Joaquim de Oliveira e Dep. Wilson Parente passaram a oferecer essa modalidade de ensino, garantindo às crianças dos bairros mais distantes do centro a oportunidade de estudarem em uma escola mais próxima de casa, o que contribuiu para a diminuição da evasão. Na zona rural houve a manutenção de ofertas de vagas na educação infantil nas localidades Várzea Grande, Lagoa Grande e Japecanga. Nas demais localidade, próximas da sede do município, foi garantido o transporte escolar para a zona urbana com monitores para acompanhar as crianças no trajeto até a escola de atendimento a modalidade de Educação Infantil.
No Ensino Fundamental a secretaria fez  a adesão de vários programas como o Mais Educação e o PNAIC . Esses programas passaram a ter apoio pedagógico permanente em todas as escolas contempladas.  O  foco na deficiência  nas disciplinas de português e matemática, além de promover constantes seminários de capacitação, no caso do PNAIC, com os professores dos anos iniciais, contribuíram para melhorar o aprendizado nos anos iniciais. No Programa Mais Educação, a melhor contribuição foi o  aumento no tempo de permanência na escola da maioria dos alunos da rede municipal de ensino, com atividades complementares na área de português e matemática, além de outras atividades que valorizaram o desenvolvimento físico e social através de atividades de expressão corporal e cultural com: capoeira, futsal, música,  e etc.
Na EJA o município continua garantindo essa modalidade, e espera expandir em 2018, e o foco é diminuir mais ainda a evasão, muito comum, nessa modalidade de ensino.
O  ano de 2017 também foi um ano de parcerias com outras instituições. O SEBRAE por exemplo foi um parceiro que trouxe para as escolas Wilson Parente e Hugo napoleão, a metodologia do jovem empreendedor que possibilitou a professores e alunos experiências na área de empreendedorismo, que culminou com a primeira feira do jovem empreendedor de Cristino Castro que foi bem aceita pela comunidade e movimentou a economia mostrando para os alunos que todos podem ser capazes de montar o seu próprio negócio e obter uma renda extra, ensinamentos que valem pra toda vida.  A previsão de 2018 é expandir pra mais duas escolas a parceria com o SEBRAE e até 2020 alcançar 100% das escolas do Ensino Fundamental.
Em 2017 também foi o ano de resgatar a credibilidade da rede municipal através da busca constante pela renovação da Resolução, no Conselho Estadual de Educação do Piauí, que permite a Rede Municipal, além de regularizar suas escolas, certificar os seus alunos que desde 2013 aguardavam essa notícia para resolver a questão dos seus certificados. A boa noticia é que no dia 29 de janeiro de 2018 a secretaria conseguiu resolver esse problema que se arrastava por anos e já está organizando toda documentação para da entrada na certificação de todos os alunos que concluíram seus estudos em escolas municipais de Cristino Castro.
O Retorno a sede própria na Avenida David Campos. Antes abandonada, a antiga sede foi reformada e religada a energia, graças ao parcelamento da administração junto à Eletrobrás. A Biblioteca Municipal passou a atender a população e alunos em um local mais agradável e aumentou a procura a esse departamento.
No ano passado, apesar da crise financeira no Brasil, conseguimos terminar o ano sem débitos com servidores. Algo que infelizmente apesar de ser obrigação não era muito comum no município de Cristino Castro-PI.
Como Vice prefeito assumimos a secretaria   para ajudar a administração municipal, e exercendo a função de secretário sem remuneração, conseguimos economizar aos cofres públicos um total de 19.200,00 reais ao longo do ano.
Para 2018 esperamos melhorar as estruturas físicas das escolas e possibilitar aos professores e alunos um ambiente mais agradável para  o desenvolvimento da aprendizagem."

   

Comentários

  1. Parabéns meu irmão Rangel! Entrevista muito bem elucidativa e transparente, como deve ser, sendo você uma pessoa pública. Lembro de nosso saudoso pai, seu Joaquim da Serraria, e seu sonho, porque ele tinha sonhos, queria ver seus filhos realizarem atos grandiosos, queria, como todo pai, filhos engenheiros, médicos, advogados; mas entendo que ele queria que fossem notados pelo que podiam contribuir em sociedade, serem úteis, criativos e modificassem o meio em que vivem. Parabéns! Que as bênçãos de nosso pai estejam com você. Roberto Pontes (Fortaleza-CE)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro