Últimos dias de uma gestão que poderia ter sido histórica por completo

Falta menos de uma semana para terminar uma administração muicipal que tinha tudo para ser histórica por completo. A gestão de Zacarias Dias foi histórica por partes, mas poderia ter sido histórica por completo.

Foi histórica quando ele ainda pré-candidato ousou desafiar um sistema político familiar antigo ao dizer pelas ruas que seria candidato a prefeito em 2008, muitos riam, uns o chamavam até de 'doido'. Só os de bem de perto acreditavam na sua eleição em princípio, antes de chegar o ano eleitoral (2008 no caso). 

Mas como fogo na palha a ideia expandiu-se e aproveitando de uma rejeição popular para com João Falcão (então prefeito) e Petrônio Falcão (ex-prefeito) que eram 'adversários' e naquele momento se juntaram Zacaraias venceria. Pessoas tiravam do próprio bolso para financiar a campanha de Zacarias, eu vi isso.

O 05 de Outubro de 2008 foi um dia histórico, um jovem de apenas 30 anos, um "forasteiro" (como os inimigos  o chamavam), desbanca um sistem polítco antigo, de fato uma revolução. Mas, foi uma pena a gestão não ter sido revolucionária como foi a campanha, Zacarias manteve velhos defeitos de muitos gestores: perseguição; vaidade; não ouviu seu grupo; desrespeitou algumas  pessoas individualmente, pessoas do 'seu grupo'; não ouviu pessoas que tinha muito a colaborar com sua gestão;  não tinha conselheiros (mas prometeu em camapnha ter), para ele 'ninguém' tinha nada a ensiná-lo, era o que transparecia; esteve ausente no começo. Todos essas características e  outras mais, algumas até de ordem pessoal que não convém, nem é lícito e não me interessa falar aqui mas que repercutiram muito para sua derrota, foram reveladas logo no início - prato cheio para a a oposição DETONAR logo a campanha para vencê-lo em 2012.

Mesmo alertado, ainda em 2009, e ainda assim acomodado "no trono", Zacarias bradava que ninguém mais na cidade queria Falcão, isso ou era blefe, ou era inexperiência política, ou  era alguma tática, ou era mesmo 'cegueira'. 

Enquanto isso os Falcão se rearticulavam e lançaram bem no início um nome novo, com o discurso que era uma "pessoa séria, homem de palavra, de honrar compromisso, empresário bem sucedido, pai de família honrado", essa pessoa Valmir Falcão.

Foram quatro anos de campanha forte da oposição, o governo tinha minoria na Câmara, isso pesou muito. 

O principal legado da gestão Zacarias, a nosso ver, foram os veículos motorizados novos adiquiridos em programas estaduais ou federais e 'ter dado' oportunidade (emprego) para algumas pessoas que nunca foram vistas. Mas essas 'conquistas' vieram na segunda metade do mandato, nos dois primeiros anos Zacarias estava bem 'queimado' na cidade e a oposição a todo vapor nos dois primeiros anos. Quando ele melhorou um pouco sua imagem, últimos dois anos, era tarde, Valmir Falcão estava anos-luz à sua frente, as urnas provaram em 07 de outubro de 2012.

Erro grave cometido pelo prefeito, vendo pelo lado político, foi trazer para o governo ex-adversários, deles até aqueles que antes eram 'cão e gato', isso é mortal aqui, quem deu o sangue na campanha não perdoa, o povo também faz julgamentos contra. Dá a impressão que o povo é levado na brincadeira, 'brigas e mais brigas', depois abraços.

É, fica a lição, se o prefeito foi derrotado foi porque não fez uma boa gestão, isso é visível, os outros que não foram reeleitos também não fizeram.

Zacarias está "morto", politicamente falando? Vejo adversários dele dizendo isso pelas ruas. Eu acho que não, todos podem voltar, João Falcão um dia perdeu outro dia voltou. Só vejo uma possibilidade que pode impedir que Zacarias um dia volte: é se ele for julgado futuramente por algum tribunal ou órgão colegiado da Justiça e não passar pela Lei da Ficha Limpa, juntando-se a Petrônio e João Falcão. 

Esta matéria é a opinião do blogueiro, lógico que não é a verdade absoluta, incontestável, você pode discordar de seu pensamento. Explicações para uma derrota política não tem fim, se fósssemos escrever detalhe por detalhe talvez nunca terminaríamos esta matéria. Agora você pode opinar, assinando, sobre o tema.






Espero pelo fim desta matéria, não terminei

Comentários

  1. concordo poderia ter sido historica por completa, não foi a pior q vir mais foi decepicionante!!!! feliz 2013 a todos Cristino Castrense!!!


    atenciosamente: Firmino Nunes de Lima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro