Entrevista com o candidato a vereador Romildo do PT


Entrevista com candidato a Vereador ROMILDO do PT.

1º Quem é Romildo como pessoa?
Sou candidato a vereador pelo PT, uma pessoa humilde, casado e pai de dois filhos, trabalho no Congresso Nacional e também no Interlegis anexo do Senado Federal. Tenho especialidades nos seguintes cursos:
- Introdução ao Estatuto da Cidade - EAD no Interlegis Senado Federal,
- Processo Legislativo Municipal – EAD no Interlegis Senado Federal,
- Noções Básicas de Administração - EAD no Interlegis Senado Federal,
- Lei de Responsabilidade Fiscal – OPRD no Interlegis,
- Orçamento Público - EAD no Interlegis Senado Federal,
- Introdução ao Orçamento Público - EAD no Interlegis Senado Federal,
- Prática de Orçamento Público - EAD no Interlegis Senado Federal,
- Instituições de Controle Orçamentário - EAD no Interlegis,
- Encontro Legislativo Interlegis, na Câmara Municipal de Teresina,
- Como desempenhar com sucesso A Função de Vereador, CPT.

2º Para o senhor o que é fazer política?
Quero trabalhar para beneficiar a população, pensando num futuro bem melhor para todos e com oportunidades gerando emprego.

3º Por que decidiu entrar na política?
Porque quero servir ao município de Cristino Castro em geral.

4º Por que o senhor resolveu ser candidato a vereador?
Porque o vereador é fundamental na prosperidade de uma cidade. Juntamente com o prefeito, é responsável por aplicar na prática políticas que trazem benefícios para o município e seus habitantes.

5º Qual é o papel do vereador?
O vereador tem como funções básicas de seu mandado legislar, fiscalizar e julgar.
Esse tem por fim o poder/dever de fiscalizar a coisa pública municipal, pois é o representante dos cidadãos para garantir que os bens do município sejam administrados de maneira íntegra e transparente, cumprindo a finalidade de alcançar o bem comum desejado. Mas infelizmente muitos cidadãos ainda não sabem, por exemplo, que asfaltar e calçar ruas e fazer obras de saneamento é uma obrigação do poder Executivo, do prefeito e não do vereador. Cabe ao vereador, nesses casos, a responsabilidade de indicar a necessidade dessas obras e fiscalizar a sua correta execução. 

6º Como será sua atuação, se eleito na câmara? 
Vou fiscalizar os bens públicos, pois é o caminho para a restauração moral e institucional da câmara de vereadores. Apresentar requerimento para criar uma comissão especial para adequar a Lei Orgânica á Constituição Federal e a Estadual e atualizar o Regimento Interno da Câmara. Reduzir o recesso parlamentar de 90 para 54 dias. A câmara tem que seguir uma tendência adotada pelo Congresso Nacional e pela Assembléia Legislativa.  A Câmara Municipal reunir-se-á, anualmente, na sede do município, de 1º de fevereiro a 16 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. As sessões ordinárias serão semanais, com duração máxima de 4 (quatro) horas, realizando -se nas três primeiras sextas -feiras do mês, com inicio ás 19h. As reuniões das comissões temáticas todas as sextas-feiras às 9h. Aderir ao portal modelo do Interlegis.  Colocar três mastros em frente à câmara para hasteamento das bandeiras do estado do (Piauí), do país (Brasil), e do município (Cristino Castro), pois o presidente da casa, não tem como mandar hastear as Bandeiras, atualizar o brasão do município; Criar uma comissão de financia e orçamento, para percorrer o município fazendo audiência pública, ouvindo as comunidades, colhendo reivindicações e colocando no orçamento do município para que seja aprovado e executado no ano seguinte.

7º Qual ou quais áreas Cristino Castro mais precisam da ajuda de um vereador como o senhor.
Na Agricultura pretendo incluir o município no seguro Safra, adquirir mais tratores, e.t.c. Na Saúde conseguir mais ambulâncias, construir postos de saúde nas comunidades.   Na Educação com relação ao transporte pretendo conseguir ônibus escolares para os ônibus. E nas escolas que não são muradas construir muros e.t.c na segurança.

8º Deixe um recado final aos cidadãos
Eleitoras e eleitores cristino-castrenses:
Estou aqui para saudá-los, para felicitá-los pela oportunidade que todos temos de tratar muito bem os nossos municípios, basta votar certo na próxima eleição popular no dia 07 de outubro.
Votar com entusiasmo, toda alegria, toda liberdade, toda atenção, dando um chega pra lá nos compradores de votos e buscando o máximo de informação quanto ao candidato mais democrático e de vida moralmente limpa, além de comprovadamente capaz de conduzir os destinos do seu município, isso porque o futuro do seu município, eleitor, será o seu próprio futuro.
Quatro anos passam rapidamente - uma corrida de 100m - se o nosso voto é bom; Quatro anos arrasta-se em passo de tartaruga se o nosso voto é ruim; Este é um ano de aventura, portanto, um ano de felicidade, um ano e sair da platéia para subir ao palco da urna eletrônica e ali decidir sobre nossos próprios destinos, sobre nossa própria qualidade de vida.
Merecemos o melhor e não devemos tirar por menos. Eleição não e engarrafamento de transito, nem cadeia ou penitenciaria. Eleição é ponto mais alto e mais luminoso da democracia representativa. Por isso deve ser vivida com uma festa, uma dança, uma celebração. Ela não pode atrapalhar nada, muito pelo contrário, bota para andar de braços dados o civismo e a soberania popular e tudo pelo modo mais fácil. Pois quando a eleição é municipal nós conhecemos mais de perto os candidatos e só é preciso votar em dois deles- um voto para vereador, um voto para prefeito, sendo que o voto para perfeito já vale para o vice.
Tudo tão simples quanto pedir a benção aos nossos pais. Tão necessário, quanto cuidar dos nossos filhos.

Comentários

  1. Parabéns sr. candidato. Bela entrevista, belas respostas.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente alguém q falou sobre algumas propostas (algumas relevantes outras nem tanto)pois tá fazendo falta nessa campanha tão pobre de capacidade propositiva. Só queria fazer uma sugestão ao editor do blog. Penso que as entrevistas poderiam ser mais agudas, no sentido de acuar os candidatos, isso logicamente não iria soar mal, pois gostaria de ver como se saem os candidatos - que parecem já vir com respostas ensaiadas para a entrevista - em situações menos confortáveis. Penso que isso não iria soar futriqueiro, pois os veículos de imprensa podem (e devem) extrair todas as contradições de um dado discurso.

    ResponderExcluir
  3. Parabens candidato seu conhecimento politico me deixa feliz e na certeza de que pessoas sérias com vc esta preocupado em administrar as obras e as necessidades da comunidade em geral é muito importante para o povo que precisa de um representante com seu perfil ! desejo que vc seja eleito pra defender os cidadãos que ainda não tem um representante como o senhor.

    ResponderExcluir
  4. Parabens candidato seu conhecimento politico me deixa feliz e na certeza de que pessoas sérias com vc esta preocupado em administrar as obras e as necessidades da comunidade em geral é muito importante para o povo que precisa de um representante com seu perfil ! desejo que vc seja eleito pra defender os cidadãos que ainda não tem um representante como o senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981