Dia 05 de Maio, Dia Internacional da Parteira, homenagem às parteiras de Cristino Castro

Há meses que planejava fazer uma matéria sobre o ofício das parteiras da nossa cidade. Descubri na internet que existe o Dia Internacional da Parteira, é o dia 05 de Maio. Soube agora desse dia. Mas não é tarde para parabenizar as parteiras do Mundo em geral e principalmente as de Cristino Castro.

Parabéns dona Mãe Rosa, Dona Amália (foto) e todas as parteiras de Cristino. Eu (Calebe) nasci no hospital, mas minha irmã (Ilana Raquel) nasceu das mãos de uma parteira, Dona Amália, no ano de 1981.  E assim aconteceu com muitos filhos de Cristino Castro.

Citamos só duas parteiras de Cristino mas tem mais, parabéns a todas

OBSERVAÇÃO, A FOTO DA DONA AMÁLIA DESTA MATÉRIA É DO ANO 2008.

Comentários

  1. Caraca! OLha a Dona Amália. Ela foi a parteira da minha mãe no meu nascimento! :)

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Olha a Dona Amália! Ela foi a parteira da minha mãe no meu nascimento. :)

    ResponderExcluir
  3. Prof. Calebe,
    Esté é um dos mais antigos ofícioa. E vale salientar, que na grande maioria, sem remuneração, uma vez que essas abnegadas mulheres, sem nenhuma formação nem experiencia na área de saúde, faziam isso simplesmente com a prática adquirida no dia a dia.
    Esse belo e louvável oficio sempre teve cunho "social".
    Tua avó paterna, professor teve todos os filhos com parteiras. Eu por exemplo sou o 14º filho e tenho orgulho de ter vindo ao mundo de forma tão natural, sem nenhuma tecnologia; não que tenha nada contra as técnicas médicas, mas me orgulho sobretudo por saber que uma experiencia milenar até hoje existe e propicia a chegada de muitos bebês ao mundo.
    PARABÉNS ÀS PARTEIRAS.

    ResponderExcluir
  4. corrigindo vírgula do comentário acima...
    8ª linha>> Tua avó paterna, professor, ....

    ResponderExcluir
  5. milena fernandes...Millano fernandes.20 de agosto de 2011 às 16:26

    aproveitando esta excelente oportunidade gostaria de parabeniza Dona Amália, pessoa na Qual foi a parteira de dois irmãos meus,(Millano,mirella)e que minha mãe gostava e considerava muiiiiito.
    e dizer á vç, que desejamos muiitos anos de Vida,para que continui sendo esta grande mulher, de muiita coragem e de muiito amor pelo próximo.
    nós estamos longe mais nunca - a esqueceremos!!!
    dona Amália tem um grande significado dentro de nossos corações! felicidades é o que nós filhos da Dona Neuma lhe desejamos.........
    á quem tinha grande admiração e afeto por a Senhora um forte abraço! Milena & Millano... COM CARINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BJSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  6. Ola Diretor Deste blog , Sou filho desta cidade e moro em brasilia Ha 24 anos ; sou irmao do pedro marido da divina , filho da Luzia do chico e tambem irmao do ze augusto motorista de carreta o que trabalha para o ze reis
    Pesso em nome de todos os da familia para que se possivel Faça uma homenagem para esta senhora D LUZIA DAS CHAGAS GENTIL
    que ira fazer aniversario no proximo dia 05/10/2011 [69 anos] pois gostaria de proposionar uma homenagem para ela ainda em vida , Porque as vezes so lembramos de homenagiar pessoas que ja se foram .
    ficarei muito grato se for atendido e terei certeza que ela tambem ficara muito feliz...
    Em breve estarei de ferias o vos procurarei ai para nos nos apresentarmos.
    abraço.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que coisa boa, Calebe, homenagear essas mulheres guerreiras que são mãezonas e fizeram e fazem tantas mães felizes. São pessoas realmente louváveis e que merecem todo o nosso carinho e respeito. Um grande abraço para essas mães de coração da nossa cidade, em especial para minha tia Mália que foi até bom jesus acompanhando minha mãe no meu nascimento e ajudou muito ... te amo, tia Mália. Obrigada e um super beijo!

    ResponderExcluir
  8. eu sou filha da d.analia,que com certeza foi uma das parteiras mas especial de c.castro ,não falo isso por ser filha dessa grande mulher ,mas por lembra que ela nunca deixou de atender uma se quer mulher que precizasse dela em qualquer hora.eu lembro que ela não parava em casa apessar de ser uma crinça na epoca.parabéns mãe,parabéns calebre por lembra dessa guerreira.um grande abraço nessa cidade de c.castro.

    ResponderExcluir
  9. Calebe, Parabéns, boa matéria... Eu nasci graças à ajuda MARAVILHOSA de uma parteira (MÃE ROSA).
    PARTEIRAS, patrimônio cultural do nosso Brasil.
    O que seria do Norte e Nordeste sem vocês?
    Quantas crianças teriam sucumbido ao parto, caso não fossem orientadas na vinda ao mundo por suas mãos? Verdadeiras almas de LUZ!

    Saudações,
    Noelma Holanda (filha do Olegário Holanda)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro