Vereador Soares lança cartilha mostrando suas ações em dois anos de mandato

O texto a seguir é a cartilha que o vereador Soares fez para mostrar suas ações em dois anos de mandato. O texto é do próprio vereador:

ATUAÇÃO NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2009 A DEZEMBRO DE 2010


“Podemos mudar o nosso destino, se nos dedicarmos a lutar pela a realização dos nossos ideais”.

Feliz Natal e um 2011 cheio de Conquistas e Realizações.
São os votos do vereador Soares e Família.

VEREADOR: JOSÉ SOARES DA ROCHA
COMO RELATOR APRESENTEI OS PARECERES
·         Relator da comissão permanente de constituição e justiça no período de primeiro de janeiro de 2009 a 31 de dezembro 2010.
·         Relator da comissão provisória CPI Comissão Parlamentar de Inquérito.
·         Representante da Câmara no Conselho de Direito da Criança e do Adolescente.
·         Representante da Câmara no Conselho do PCPR Programa de Combate a Pobreza Rural.
·         Representante da Câmara no Conselho da merenda escolar no ano de 2009.
·         001/2010: Parecer do projeto de Lei LDO, Lei de Direito Orçamentário Orçamento do ano de 2011.
·         002/2010: Parecer do projeto de Lei que dispõe sobre a concessão de um termo para a TIM, para a instalação da torre.
·         003/2010: Parecer do projeto de Lei que dispõe sobre a implantação de Hortas comunitárias em parceria com a Prefeitura e o SEBRAE.
·         004/2010: Parecer do LOA, Lei Orçamentária Anual para 2011.
·         001/2009: Parecer da PPA, Plano Pluri Anual de 2010 a 2013.
·         002/2009: Parecer da LDO, Lei de Diretriz Orçamentária para 2010.
·         003/2009: Parecer da LOA, Lei Orçamentária Anual para 2010
·         004/2009: Pareceres de 001 a 008 referente  a prestação de contas do ex prefeito João Falcão do exercício 2006.
·         005/2009: Parecer do projeto de Lei do plano de cargo e carreira e Salário dos servidores público municipal da Educação.
·         006/2009: Parecer do projeto de Lei que dispõe sobre autorização par que o município posa fazer parte do consórcio das patrulhas mecanizadas.
  
PROJETOS DE LEI VOTADOS E APROVADOS:
Como vereador Apresentei os projetos como:

·         Lei 001/2010 Projeto de incentivo legislativo: Concede o titulo de cidadão Cristino-Castrense ao senhor Edmundo Novais.
·         Lei 002/2010: Concede o titulo de cidadã Cristino-Castrense a senhora Vilma Assistente Social do nosso município a mais de seis anos.
·         Lei 003/2010: Concede o titulo de cidadão Cristino-Castrense ao senhor Herbert policial.
·         Lei 004/2010: Criado o dia municipal de combate a violência e ao abuso e a exploração sexual da criança e do adolescente. (Dia 11 de outubro).

Oito Cursos Realizados através de uma parceria entre os vereadores José Soares e Jair Dias com a FUNDALEGIS e o SENAR:

1° Fabricação de produtos de higiene e limpeza, na sede (SENAR).
2° Manejo de criação de peixes em tanques, (piscicultura), sede (SENAR).
3° Artesanato com fibra de buriti na zona rural, povoado Várzea Grande, (SENAR).
4° Formação de garçons e garçonetes, sede (FUNDALEGIS).
5° Curso: Cosmetisação de sandálias artesanais, sede (FUNDALEGIS).
6° Curso: doces e salgados, sede (FUNDALEGIS).
7° Curso: fabricação de produtos de higiene e limpeza na zona rural, Lagoa Grande. (FUNDALEGIS).
8° Curso: fabricação de produtos de higiene e limpeza na zona rural, Japecanga (FUNDALEGIS).

·         Apoio total a criação da colônia de pescadores, trabalhando nesse projeto do vereador Jair Dias lado a lado, hoje é realidade.

PEDIDOS DE PROVIDENCIAS

·         Requerimento N° 001/2009 Pedido ao secretario da defesa civil o Dep. Fernando Monteiro os equipamentos para equipar os poços tubulares das comunidades Santa Clara e Palestina, votado e aprovado.
Obs. Atendido os dois, Palestina está equipado e o poço de Santa Clara está entupido e não foi possível equipá-lo.
·         Requerimento N° 002/2010: requeri a recuperação da Rua Alcino Guerra, especificamente nas proximidades da delegacia de polícia, votado e aprovado.
Obs. Não atendido.
·         Requerimento N° 003/2010: Requeri ao presidente da Câmara a realização de uma sessão itinerante na Unidade Escolar Joaquim Parente, votado e aprovado, aconteceu, e teve bastante participação de alunos e professores.
·          Requerimento N° 004/2010: Requeri ao Prefeito concerto nos banheiros do mercado público municipal, votado e aprovado.
Obs. Atendido.

INDICAÇÕES
·         Indicação N° 001/2009: indicando a melhoria da estrada que liga a BR135 aos povoados Várzea Grande, Lagoa Grande, Japecanga até Santa Clara, votado e aprovado.
Obs. Atendido parcialmente.
·         Indicação N° 002/2009: indicado a recuperação do calçamento da Rua Milton Rosal, Valdomiro Oliveira e do beco do Sr. Zé Borges, votado e aprovado Obs. Atendido.
·         Indicação N° 003/2009: Pedido ao Prefeito a conclusão da eletrificação rural do povoado Santa Clara, pois está em fase terminal necessitando apenas de puxar os fios para concluir a rede baixa, votado e aprovado, Obs. Não atendido.
·         Indicação N° 004/2009: Requeri a conclusão da quadra municipal de esportes da comunidade Japecanga, votado e aprovado, Obs. Não atendido.
·         Indicação N° 005/2009: Indicando ao Prefeito que fosse criado o dia municipal de combate a violência e prostituição infantil, votado e aprovado, Obs. Não atendido.

REQUERIMENTOS DE 2009:
·         001/2009: Pedido ao prefeito, que fosse providenciado a limpeza dos cemitérios, e que colocasse funcionário a disposição a fim de manter os serviços do dia-a-dia, votado e aprovado por unanimidade. Obs. Atendido pelo prefeito.
·         002/2009: Solicitando a reforma do posto de saúde da comunidade Palestina. Votado e aprovado. Obs. Não  atendido pelo prefeito.
·         003/2009: Solicitado a visita dos profissionais de saúde (médico e dentista) as comunidades rurais: Sitio Sossego, Lagoa Grande, Várzea Grande, Palestina, Japecanga e Santa Clara assim como determina o programa Saúde da Família, (PSF). Obs. Atendido parcialmente.
·         004/2009: Pedido de roço da estrada vicinal que liga a comunidade Japecanga ao povoado Santa Clara. Votado e aprovado. Obs. não atendido pelo prefeito.
·         005/2009: pedido de recuperação da estrada que liga o povoado Santa Clara ao Baixão do Anajá. Votado e aprovado, porém não atendido pelo prefeito.
·         006/2009: Requeri a realização de sessões intinerantes na comunidade Japecanga, votado e aprovado. Obs. Foi uma realizada no dia 27/06/2009.
·         007/2009: Requeri a volta do forro dos idosos, assim como funcionou em gestões anteriores, votado e aprovado. Porem atendido.

OFÍCIOS:
Ofício N° 001/2009: Parabenizando o senhor Edmundo Novais proprietário do restaurante EDICAP, que funciona no prédio da rodoviária, pela conservação do prédio e sua competência em gerar vários empregos, também por está sempre contribuindo e ajudando nas causas sociais do nosso povo.
 Ofício N°002/2009: Pedindo ao presidente que fosse cumprido o regimento interno desta casa em especial o artigo 200 que trata do processo de votação. Obs. Atendido.
Ofício N° 003/2009: Pedindo ao prefeito que fosse encaminhado a lista de todos os procedimentos dos processos de licitação realizado no ano de 2009 juntos com os meios de divulgação. Obs. Não atendido.
Ofício N°004/2009: Pedido ao prefeito que veja a possibilidade de um ônibus que transporta os alunos de ensino médio Da comunidade Lagoa Grande se deslocando da comunidade Novo Araçás, e não da Japecanga como está previsto. Obs. Não atendido.

OFÍCIO N° 005/2009: Convocando o senhor para esclarecer dúvidas encontradas no setor tributário.
Votado e aprovado, Obs.: não compareceu.
Oficio n° 006/2009: Pedindo ao chefe do setor tributário copias dos DAMS e dos livros  de 200 a 2010. Votado e aprovado, Obs.: não atendido.
Oficio n° 007/2009: Solicitando ao presidente da câmara que fosse aberto um espaço na tribuna livre para os alunos do 3° ano C e D para fazerem alguns questionamentos aos vereadores. Votado e aprovado, atendido pelo presidente. Aconteceu durante duas sessões seguintes.
Nestes dois anos apresentei mais de 50 matérias sendo cinco verbalmente, em 44 sessões eu estive presente em todas, inclusive nas sessões extraordinárias, fazendo uso do microfone para defender aprovações de todas as matérias apresentadas ao plenário, mas principalmente em defesa do nosso povo.
Tudo isso que tenho feito foi em respeito a todo povo de nossa cidade, independente de terem ou não votado em mim, pois respeito cabe a todo e qualquer cidadão, e não só  para alguns como muitos fazem. Hoje estou sendo convidado por cinco colegas para concorrer a presidência desta casa, como prova de humildade fui consultar alguns amigos onde encontrei total apoio para enfrentar essa grande missão.   
FIM 

 
OBSERVAÇÃO: O CATINGA-DE-PORCO DIVULGARÁ QUANTAS CARTILHAS COMO ESSA FOREM FEITAS, DE QUALQUER POLÍTICO.

Obs: texto digitado pela Spaço Net Lan House, Rua João da R. Falcão, gentilemnte cedeu o texto.

Comentários

  1. Eu le esta matera eu fiquei muito triste por que o nosso reprnsentante na camara municipa de cristino castro não trabalha para todos os povoado da zona rural não lembra dos povoado angical, umburana, paquetá, panasco.quero dise que 2012 vem ai.
    O papel do Vereador.
    Vamos aqui relembrar aos nobres vereadores, seus verdadeiros papéis, como legisladores,
    acredito que foi com esses objetivos que vossas senhorias, se tornaram representantes do povo.

    Os Vereadores são agentes políticos investidos de mandato legislativo municipal.
    É a força representativa do povo participando das atribuições da Câmara Municipal,
    através de mandatos de quatro anos.

    Os vereadores buscam os subsídios, que pautam sua atuação no Legislativo, nas reivindicações da população.

    O Vereador, pelo contato direto com a comunidade ou com entidades que representam a sociedade organizada,
    avalia as necessidades de caráter local, tais como, saneamento básico, educação, moradia, transporte coletivo,
    uso do solo, coleta de lixo, iluminação pública, combate à poluição, proteção ambiental,
    serviço funerário e cemitérios, entre outras, e as denúncias quanto à prestação dos serviços públicos.

    Também busca, pelos instrumentos competentes, a solução para os problemas e carências existentes no município.

    Esta forma de trabalho, atendendo a comunidade, investigando denúncias,
    fiscalizando o Poder Executivo e procurando sempre melhorar o funcionamento do Legislativo,
    trará bons resultados e o respaldo da população.

    Ao Vereador compete ainda: participar de todas as discussões e votar nas deliberações do Plenário;
    votar na eleição da Mesa Diretiva; apresentar proposições que visem ao interesse coletivo;
    concorrer aos cargos da Mesa Diretiva e participar das Comissões;
    e usar da palavra em defesa das proposições apresentadas que visem o interesse do Município,
    ou em oposição as que julgarem prejudiciais ao interesse público.

    No entanto é importante esclarecer que o povo é o patrão! É este povo que paga o salário do prefeito, do secretário, do atendente, do médico, do vereador, do assessor enfim, de todo o funcionalismo público municipal,
    por tanto senhores vereadores é preciso que vossas senhorias tenham mais respeito com os nossos munícipes,
    e procure desenvolver suas atribuições de maneira mais séria e comprometida com o povo que lhes confiou o voto.

    Romildo

    ResponderExcluir
  2. O Vereador Soares que se candidata à Presidência da Câmara Municipal diz: "Tudo isso que tenho feito foi em respeito a todo povo de nossa cidade, independente de terem ou não votado em mim, pois respeito cabe a todo e qualquer cidadão, e não só para alguns como muitos fazem." Contudo, há de se discordar de tal afirmativa, afinal os projetos do Vereador acima citados atendem somente aos interesses de uma parte da população cristinocastrense.
    Pode-se observar claramente o favorecimento das comunidades de Palestina, Japecanga e Santa Clara, sendo que esta última principalmente. Projetos como o da equipação de poços artesianos não deveriam ser restritos a certas comunidades, em vista da necessidade presente em diversas localidades do município, como por exemplo as comunidades de Angical, Paquetá, Umburana e Panasco.

    ResponderExcluir
  3. Quero parabenizar o vereador soares pela iniciativa de pubricar a cartilha para m
    ostrar as ações do seu mandato.
    gostaria que todos tivesem esta iniciativa de mostrar o seu trabalho na camara municipal para povo de cristino castro Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

    É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981