Entrevista com o vereador Mateus

Mateus Rodrigues de Araújo
Nasceu em Picos e chegou em Cristino Castro na segunda metade dos anos 1970. Filho do conhecido 'Pedro Crente'. Homem simples, candidatou-se pela primeira vez em 2004 pelo PMDB, conseguiu ser eleito em 2008 pelo PMN.
 
(Catinga-de-porco) Quando começou o gosto pela política?
(Mateus) Eu era eleitor de Palmeira do Piauí quando descobri o interesse pela política, tinha terra nas Salinas, município de Palmeira.

(Catinga-de-porco) Por que o senhor decidiu ser candidato a vereador em Cristino Castro?
Eu via muitos candidatos desqualificados, sem capacidade. Tinha convicção que um novo candidato iria criar mais oportunidade, renovação para a cidade.

(Catinga-de-porco) É difícil vencer uma eleição para vereador em Cristino Castro?
Sim, os motivos são: resistência por pessoas que não acreditam na pessoa e a cobrança pelo voto. Muita gente ainda cobra pelo voto, quer algum tipo de ajuda pelo voto, isso tem que acabar.

(Catinga-de-porco) Hoje você é reconhecido na cidade pela sua forte atuação em defesa da zona rural, do homem do campo. Fale sobre isso.
A questão do vereador Mateus se preocupar com o interior é que eu conheço as necessidades do povo, das comunidades, pois sou um homem da roça. As pessoas do interior são as que produzem os alimentos para a cidade. Falta estrutura lá: falta assistência no transporte, no abastecimento d’água, a energia é precária, falta telefone público, trator para arar a terra, acompanhamento médico e mais remédios, os poços são insuficientes para a demanda da comunidade, etc. As reformas das estradas do interior deveriam ser prioridade da administração. Os poços não são de qualidade e a manutenção desses poços chega a durar quatro meses.


Mateus no seu comércio, 10/12/2010

(Catinga-de-porco) Hoje, qual o interior que mais sofre com o abandono, com o descaso?
Santa Clara. Lá ainda se vê gente carregando água no lombo de animais.


(Catinga-de-porco) E na área urbana?
Cristino Castro está perdendo o ritmo de crescimento; de reformas, de calçamentos de ruas e travessas, eletrificação na periferia está péssima. Os conjuntos populares estão abandonados. A iluminação pública está um caos. O calçadão da BR é um péssimo exemplo, foi destruído sem a consulta aos vereadores. O lixão é um problema que já ultrapassou os limites.


(Catinga-de-porco) Hoje vemos que seu nome está bem avaliado perante a opinião do povo de C. Castro, como um vereador que está atuante. Você sente que está cumprindo sua função de vereador?
Estou prestando conta pelo cargo que me foi entregue. Estou defendo o interesse público.

(Catinga-de-porco) Como você avalia a atual administração?
Nota 0 [zero], PÉSSIMA. Se comparar a atual com a que passou, na minha avaliação, a outra foi melhor. Nota 10 para o governo João Falcão comparado ao atual.

(Catinga-de-porco) Então aqui vai continuar a tradição de não haver reeleição para prefeito?
Sim. Está descartada a reeleição em Cristino Castro. O povo não apóia a reeleição aqui.

(Catinga-de-porco) Fale algo, sobre qualquer assunto.
Do meu ponto de vista, eu estou triste e com vergonha. Vergonha de ter ajudado a pregar a mudança e ela não ter acontecido. Peço desculpa porque a mudança foi ao contrário. Só conversa, muita promessa, enganação, intimidação.
Fico entristecido de ver a falta de respeito com o povo, com certeza não era isso que eu queria. O meu desejo era ver Cristino Castro andando e o povo alegre e satisfeito, respeitando a administração.
Feliz natal e feliz 2011 para todos.




Obs: entrevista feita no dia 10/12/2010 à tarde, no estabelecimento comercial do vereador Mateus e estava presente o seu vizinho, o senhor Martim.

Comentários

  1. Ele disse que se candidatou porque via muitos candidatos desqualificados, mas até agora eu não ví ele fazer nada, a não ser criticar o prefeito!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Criticar o prefeito é uma das missões do vereador. E pelo q já vi muitas críticas do vereador mateus tem fundamento e como tem.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. ESTE COMENTÁRIO TEVE Q SER MODERADO PO]PQ FAZ ACUSAÇÕES, PRA FAZER ACUSAÇÕES TEM Q ASSINAR O COMENTÁRIO, SE NÃO A RESPONSBILIDADE RECAI SOBRE O DONO DO BLOG:

    COMENTARISTA ANÔNIMO DISSE:
    "é verdade, o mateus critica isso ta certissimo, o prefeito nao ta fazendo nada, o que ele sabe é (.....)
    não foi pra isso que nós colocamos ele. isso vai acabar vamos dá o troco nesse prefeito.

    ResponderExcluir
  5. JA Q ANTES SO TINHA VEREADOR DESQUALIFICADO E NAO ACONTECIA ND PORQ Q AGORA ELE ESTA E É QUALIFICADO NAO MUDOU NADA E MUDOU PORQ O Q ELE SABE É SO CRITICAR E POR NENHUMA SOLUÇAO OU ELE ESTA SO PARA CRITICAR PORQ CRITICAR É FACIL AGORA ARRUMAR OU DA SOLUÇAO É DIFICIL
    NAO SOU BAJULADORA E NEM TENHO EMPREGO DE PREFEITURA PORQ QUALQ COISA Q AS PESSOAS POSTAM SE Ñ FOR CRITICANDO ... ACHAM Q É CAPACHO DE PREFEITO COMO SE AS PESSOAS NAO RACIOCINAM TRABALHE VERIADOR E VC ESTA SENDO MUITO É USADO USE SUA INTELIGENCIA PARA VC SE ERGUER

    ResponderExcluir
  6. EU INSISTO, QUEM COMENTA E NÃO COLOCA O NOME DA MANEIRA COMO VC FAZ É CAPAXO, FAZ BASE DA BASE DE BAJULAÇÃO DO SISTEMA OU TEM O RABO PRESO DE ALGUMA FORMA. ENTÃO, P Q NÃO MOSTRA A FACE? VC É OU NÃO UM CIDADÃO ATIVO.
    VC TEM O RABO PRESO SIM, SE NÃO MOSTRARIA O ROSTO.
    PROVE O CONTRÁRIO, MOSTRE SUA FACE
    FAÇA COMO CALEBE TEMPORAL,FAZ DESDE 2006.

    ResponderExcluir
  7. falar o q acha ñ precisa ser cabaxo e muito menos rabo preso acho melhor vc tambem moderar suas palavras e respeitar as opinioes das pessoas.vivemos na democracia aceite isto, ñ preciso imitar ninguem e continuo dizendo coitado do vereador Mateus esta sendo usado e nem se deu conta ou melhor poeq nao apresenta opiniao so critica,de critica ja esta todo mundo anojado

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. LEIA ESTE COMENTÁRIO DE UM ANÔNIMO.
    MODERAMOS, SUBSTITUIMOS APENAS DOIS NOMES E COLOCAMOS FULANO E CICLANO E A PALAVRA CRIATURA.

    "Caro Colega Calebe.
    O que o vereador Mateus tem dito é a pura verdade em relação ao descaso do gestor com a nossa cidade.Como é triste ver a situação do Hospital Lourival Vaconcelos.Os médicos FULANO E CICLANO deixaram de atender no hosptal simplesmente porque o gestor nunca pagou os salários atrasados dos respectivos médicos.É uma vergonha a falta de caráter, de compromisso do atual gestor com a população de Cristino Castro.Qualquer probleminha tem que mandar o paciente pra Bom Jesus ou pra Teresina por falta de médico no nosso hospital.A gente vive à míngua em relação à saúde.Cadê os médicos que ele prometeu durante a campanha?Que no hospital teria médico 24 horas.É uma tremenda calamidade pública.A comunidade tem que rezar, orar, pedir a Deus pra não adoecer, pois se não pode morrer.Aqui não se nasce mais crianças porque no hospital não tem médico, não tem remédios e muitas coisas que faltam pra fazer um simples curativo e ainda vem esse mentiroso falar que Cristino Castro nunca avançou tanto, só se foi como rabo de cavalo pra baixo.
    E, Calebe, outro descaso é com a Educação, ficou acertado que seria pago o abono de férias de 2010 no pagamento de dezembro que ainda não saiu, juntamente com a implantação da Regência de acordo com o Plano de Carreira da Educação e os professores mais uma vez ficaram a ver navios e, pasmem, agora é que ficou pior a situação já que o atual secretário irmão do gestor disse em reunião realizada recentemente que o municipio não tem condição de pagar o abono de férias e a regência, como você é sabedor, que todos os professores tem direito.Como diria o grande jornalista Deoclécio Dantas de Teresina, "è uma lástima Chico Paulo", parodiando-o "È uma lástima Companheiro Calebe".
    Acho também que a nossa populaçaõ tem que parar de só dizer amém a tudo que esse homem faz e tomar uma atitude como outros municipios já fizeram.Meu amigo, cadê o Ministério Público que não vê o que tá acontecendo em Cristino Castro.
    Um abraço e Feliz 2011.Infelizmente não pooso colocar meu nome porque já fui perseguido várias vezes por essA CRIATURA que tá na prefeitura mas em breve vou me identificar.Fica com Deus amigo Calebe e parabéns pelo jornal e a coragem,com certeza a população de Cristino Castro tá vendo o que você tá fazendo de bom pra nossa cidade."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981