Pastor Antônio José da Igreja Batista visita Cristino Castro

Esta semana Cristino Castro foi presenteada com uma visita ilustre. Falo do Pastor Antônio José da Igreja Batista. Os mais novos devem estar se perguntando: ‘quem é o pastor Antônio José?’ O Catinga-de-porco responde.

O maranhense Antônio José pastoreou a primeira igreja Batista de Cristino Castro durante três memoráveis anos, 1996, 1997 e 1998. É casado com a irmã Ruthe e tem dois filhos: Maressa e Magdiel, que na época eram crianças e hoje são dois jovens universitários e residem em Teresina.

Pastor Antônio José deixou um legado riquíssimo nesta cidade, nunca esmoreceu, sempre aceitou grandes desafios. Ao chegar por aqui,  no início de 1996, encontrou uma igreja sucateada, fisicamente falando, sem teto, sem piso, depredada, membros dispersos etc. Arregaçou as mangas e coordenou a reforma da Igreja, colocando o nome de Igreja Batista Monte Sinai, que fica na rua João Falcão.

Seu trabalho sempre foi muito dinâmico, gostava muito do canto, canta e toca muito bem violão. Seus cultos eram muito bem organizados. Organizou grandes eventos na cidade, como o que aconteceu no meio do ano de 1997 na Creche Municipal Rita Luz Parente. Veio gente de várias cidades do sul do Piauí para cá. Organizou também, junto com outra igreja, um grande retiro espiritual no povoado Angical no feriado de carnaval de 1997. Ainda no ano de 1997 fez um grande evento musical na quadra e trouxe a Banda Kerigma de Floriano e a cantora Heloídes (ex-integrante do Forró Rabo de Saia do Mastruz com Leite).

Organizava gincanas culturais com os jovens e adolescentes da sua igreja e convidados, envolvendo perguntas bíblicas, provas, peças etc. A galera daqui nunca esqueceu aqueles eventos. Foram tempos de efervescência, a Igreja Batista era uma igreja muito ativa. Ah, sua gestão deixou um terreno legado para a igreja. Mantinha um ótimo relacionamento com os outros pastores locais.
Sua esposa também merece ser lembrada, recordo-me de uma escolinha de reforço que ela fez na Igreja, idéia pioneira que ninguém mais fez nesta cidade, em igreja nenhuma.
Natal de 1996, Primeira Igreja Batista.
Alguns jovens e adolescentes que freqüentavam a Igreja Batista naquela época: Jairo, Raioneide, Francisco – ‘Robin’, Jadson, ‘Kika’, Janiel, Ronaldo, Raidon, Janaína, Netinha, Sebastião, Calebe, Fabiano, Daniela, Nytaunne, Firmária etc.

Pastor Antônio José, Cristino Castro é grata pela sua passagem por aqui. As portas estão abertas. Visite-nos sempre que puder. Ah, e se um dia quiser retornar para morar, melhor ainda. Venha ajudar a chacoalhar (para o lado bom) de novo esta cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro