É muito grande o número de casos de Hanseníase em Cristino

No Brasil, o Piauí é o sexto colocado em número de casos de Hanseníase (antigamente chamada de Lepra). E entre as cidades piauienses, Cristino Castro é 10ª nesse triste ranking. Entre 2008 e 2009, nosso município regstrou 56 casos da doença de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Bom Jesus é a 8ª cidade, com 95 casos.


Se contarmos em números proporcionais à população, Cristino Castro é a 3ª (terceira) cidade piauiense em número de casos de Hanseníase. Em Cristino Castro existe um caso de Hanseníase para cada 178 habitantes.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu apenas 1 (um) caso de Hanseníase para cada 10 (dez) mil habitantes. Dez mil habitantes é a população de Cristino Castro e nós temos 56 casos. Muito acima da média.


A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido a Gerhard Hansen, descobridor do microrganismo causador da doença. É transmitida por gotículas de saliva, ao espirrar ou tossir. (Fonte: Wikipedia).


Antes de iniciar o tratamento, o grau de contágio da Hanseníase é baixo, é de apenas 5%, mas isso não exclui o cuidado. Quando iniciado o tratamento ela deixa de ser contagiosa. O preconceito preconceito e a desinformação são os maiores vilões no combate à Hanseníase. O que poucos não sabem é que ela TEM CURA.


Nas crianças, o número da doença é menor devido à fase de incubação. “A alta prevalência de Hanseníase em crianças é indicativo de um alto índice da doença em uma região” (Portal 24 Horas Piauí). Temos informações confirmadas de crianças com Hanseníase em Cristino Castro.


De acordo com Karina Amorim, coordenadora estadual de doenças transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde, o Piauí adotou em 2009 a descentralização. Segundo ela todos os municípios piauienses “possuem supervisores capacitados em assistir o programa de controle da hanseníase”
(fonte: www.24horaspiaui.com.br/detalhe.php?n=1765&c=3).


A Hanseníase se apresenta, basicamente, de duas formas: a paucibacilar (fase inicial, com tratamento rápido) e a multibacilar (fase avançada, com tratamento mais demorado). Durante o tratamento é preciso tomar doses diárias da medicação. É obrigação da rede pública de saúde prover estes medicamentos ao hanseniano.


Campanhas de saúde a nível local são boas atitudes para tentar frear o crescimento da Hanseníase em cada cidade.


Os principais sintomas da Hanseníase são:
Aparecimento de caroços ou inchados no rosto, orelhas, cotovelos e mãos; entupimento constante no nariz, com um pouco de sangue e feridas; redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor, ao tato; manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, brancas ou avermelhadas; partes do corpo dormentes ou amortecidas, em especial as regiões cobertas.■

Comentários

  1. TIVE A INFORMAÇÃO RECENTE QUE A COMUNIDADE SÍTIO (ZONA RURAL)APRESENTA ALTO ÍNDICE DE HANSENIANOS, INCLUSIVE ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
    FONTE: DOCUMENTO PROJETO SAÚDE NA ESCOLA, DESENVOLVIDO PELO PODER PÚBLICO E A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DE CRISTINO CASTRO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro