Os jovens estão morrendo cedo em C. Castro

Todos em Cristino Castro ficaram chocados. Como pode um jovem de apenas 19 (dezenove) anos morrer vitimado por COMA ALCÓLICO? Foi o que aconteceu no último dia 24 de Dezembro de 2009 na nossa Cristino Castro. E esse mesmo jovem, há mais de ano, já tinha perdido um irmão devido à falta de prudência deste na condução de uma motocicleta. Como terá sido o natal da família dessa família?

Em Cristino Castro muitos jovens estão perdendo a vida muito cedo, fazendo o papel inverso da natureza, onde os filhos devem enterrar os pais. As razões para esse número alto de mortalidade juvenil do Brasil, do Piauí e de C. Castro, entre outros fatores, são: violência urbana e doméstica, violência no trânsito, drogas, alcoolismo, marginalidade, suicídio etc.

A violência no trânsito tem matado muitos jovens da nossa cidade, principalmente após a facilidade para se possuir ou conduzir uma motocicleta, mesmo com pouca idade. A falta de experiência e a imprudência associadas ao álcool tem provocado muito CHORO nas mães cristino-castrenses.

Muitas mortes tem acontecido nas estradas que levam para a as cidades vizinhas, como a estrada da Palmeira e a de Santa Luz. Em dias de festa é grande a correria em direção a esses municípios e outros lugares da região. A BR (Av David Campos) que corta nossa cidade também é muito utilizada por ALGUNS jovens imprudentes para grandes arrancadas e altas velocidades, o que também já provocou mortes (uma recentemente) e acidentes graves.

É preciso um trabalho de base para conter o avanço dessas mortes no trânsito e em outras circunstâncias com o caso recente do coma alcoólico do rapaz de 19 anos. Cristino sofre sim com esses problemas: drogas, alcoolismo, violência doméstica, rixas, uso de anabolizantes para crescimento muscular etc.
Sobre o problema de uso de anabolizantes, é grande a quantidade de adolescentes e jovens em Cristino Castro que fazem uso dessa maléfica prática.

Devemos apoiar e parabenizar trabalhos como: a ação das igrejas (evangélicas e Católica), a ação dos instrutores de capoeira (como Queixo, Giliarde, Rogério), ações individuais como a do Querino Neto e do Jânio Pintor com as crianças e adolescentes na área do esporte e cidadania; ações como a do Nonatinho Teles que está à frente de uma escolinha de futebol, onde só participa quem estuda; ações como a do Projeto Projovem Adolescente em C. Castro que está sob a direção da irmã Josélia e outras mais.

Edimar (no centro da foto ao lado) ensinando alguns jovens a tocar violão no Projovem de Cristino Castro.

Comentários

  1. Anabolizantes. Tá tendo muito em c castro. Autoridades façam algo. Tem muito menino bombado em c castro. Já morreu um.

    ResponderExcluir
  2. oi irmãos cristinocastrenses. È com muito orgulho que me dirijo á essa população. Sou policial militar no Tocantins e vejo de perto esse tipo de problema. Infelismente observo muitos problemas em C. Castro: primeiro a negligência das autoridades policiais, segundo os próprios pais que estimulam, compram motos para os filhos sem mesmo passar em uma escola de transito, com apenas 13,14 anos, sem uso de capasetes. Acredito piamente que trabalhos sociais somados com a solução destes pontos serão uma boa saída para sanar este problema....

    ResponderExcluir
  3. INFELIZMENTE TIVEMOS MAIS UM ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL HÁ POUCOS DIAS. DESTA VEZ UMA JOVEM, CHEIA DE FUTURO, FALECEU.

    NOSSOS PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro