O que é a Catinga-de-Porco?

Em primeiro lugar, qual a grafia correta para o nome catinga-de-porco? Bom, optamos pelo nome separado por hífen por ser esse um substantivo composto. Mas, encontramos duas outras versões sem hífen. Na obra Diconário Histórico e Geográfico do Estado Piauí de Cláudio Bastos, o termo está escrito assim: “Catinga de Porcos”. Em Dicionário Enciclopédico do Gurguéia de Jesualdo Cavlacanti está escrito “Catinga de Porco”. No site Sapiência está separado por hífen. Fica a seu critério.






Catinga-de-porco foi o primeiro nome dado, ainda no século XIX, à localidade que mais tarde (em 1902) se chamaria Nova Lapa e depois Cristino Castro (em 1953).

Segundo o Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí de Cláudio Bastos, “Catinga de Porcos” (sem hífen) é uma árvore de flor amarela que depois de seca se faz um poderoso chá conhecido como “maravilha-do-sertão”.

O site Sapiência — Informativo Científico da Fapepi (www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia10/pesquisa1.php) - diz que a catinga-de-porco (Terminalia brasiliensis Camb) tem as seguintes atividades farmacológicas: antidepressiva, antimicrobiana, anti-ulcerogênica, analgésica e hipolipeminante. Popularmente é usada contra males do estômago, barriga inchada e disenteria. Segundo esse site a catinga-de-porco, junto com outras plantas encontradas no Piauí, está em fase avançada de testes sobre seus efeitos terapêuticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro