ENTREVISTA com professor Rangel Pontes, temas: balanço dos anos como presidente do Sindsemcc, o porquê de sua saída e outros temas

Leia a seguir entrevista com o professor Rangel Moura Pontes fazendo um balanço dos 2 anos e oito meses como presidente do Sindsemcc e o porquê de sua saída recente.
 
- Desde quando o senhor é servidor do município de Cristino Castro? 
Sou servidor da rede Municipal de ensino desde 2008 e da Rede Estadual desde 2000.

- O senhor é professor das redes públicas municipal e estadual de ensino, descreva o que é ser um professor do ensino público (a importância ).
Para mim, como servidor público, ser professor é assumir o compromisso de transformação da sociedade através do conhecimento. É uma profissão gratificante porque podemos ajudar diretamente na formação cultural dos nossos jovens e adolescentes, e isso não tem preço. 

- Por que em 2013 o senhor resolveu ser candidato a presidente do Sindsemcc (Sindicato dos Servidores do Município de Crstino Castro)?
 Fui candidato a presidente do Sindsemcc em 2013, juntamente com alguns amigos porque acreditei que poderíamos contribuir para a luta de classes pelos seus direitos, entre eles o básico que era de receber os salários em dias.

- Seu mandato foi marcado por intensas lutas, o senhor ficou marcado como presidente das manifestações. O senhor pode comentar o porquê de tantas manifestações, greves, etc?
O motivo de tantas manifestações e greves foi por causa do constante desrespeito às leis trabalhistas, entre elas o direito de receber os salários, a tentativa de criar um regime próprio de previdência; mas também as questões sociais também vieram a ser cobradas, entre elas segurança pública, falta d'água também exigiram atenção das entidades de classes e instituições, afinal a sociedade tem o direito de lutar pelos seus direitos, e não podemos se esquivar desses e outros temas que afetam diretamente nossas vidas.
 
- Por que pouquíssimos servidores municipais se aposentam em Cristino Castro? 
Poucos servidores hoje estão habilitados a aposentadoria por tempo de serviços devido à falta de documentação e descontos previdenciários anteriores a 1998; infelizmente muitas gestões prejudicaram servidores que hoje tem que entrar na Justiça para poder garantir sua aposentadoria, mesmo tendo dedicado parte de sua vida ao serviço público Municipal.

- Este blogueiro que lhe entrevista é defensor do concurso público. O que o senhor pensa sobre concurso público?

Sobre concurso público sou a favor, eu mesmo só cheguei ao funcionalismo público graças ao concurso público e acredito que esse é o melhor caminho para que todos possam ter oportunidade de um dia serem funcionários públicos.

- Como estava, financeiramente falando, o Sindsemcc quando o senhor assumiu e como está hoje? 
Quando recebemos o sindicato herdamos mais de 15.000 Reais entre dívidas com colaboradores e ações judiciais. Hoje o sindicato tem em conta mais de 68.000 Reais além de 35.000 Reais a receber do município por descontos de mensalidades que foram descontados mais não foram repassados. Totalizando uma receita de 103.000 Reais.

- O Brasil passa por uma profunda crise política e social, muito disso graças à corrupção. O senhor é tido pela sociedade cristino-castrense como uma pessoa honesta, já era antes de assumir a presidência do Sindsemcc e essa imagem ficou mais forte agora com sua saída do sindicato deixando um caixa com saldo positivo. Comente sobre esse assunto. 
Agradecemos o reconhecimento não só dos servidores mais da sociedade em relação à nossa honestidade. Esse é um dos princípios que aprendi com meus pais e que acredito que deve ser seguidos por todos.
- Por que o senhor está entregando o cargo de presidente agora? 

Estamos se afastando do Sindicato porque acreditamos que podemos contribuir, como sindicalista, para a política de Cristino Castro. Ouvi muita gente nos pedindo para entrar na política e usar nossos conhecimentos para o bem comum de todos, ajudar o próximo e interferir nas políticas públicas ouvindo a sociedade é um novo modo de fazer política que nos motivou a lançar nosso nome como pré candidato e se afastar do Sindicato para a disputa política de 2016.
- Na política há espaço para pessoas honestas como o senhor?
 A política no Brasil hoje passa por uma crise de valores, por esse motivo acredito que todos os cidadãos de bem devem buscar seu espaço na política e contribuir para o desenvolvimento e transformação da nossa sociedade

- Sua chapa de campanha em 2013 para presidente do Sindsemcc tinha o seguinte slogan: "renovação com independência e transparência". Sua gestão cumpriu essa promessa?
Acredito que sim, hoje temos um site com extratos das movimentações financeiras, algo inédito a nível sindical. E na independência seguimos guiados apenas pelos interesses da maioria dos servidores sindicalizados e as principais decisões foram tomadas sempre em assembleia. Renovação com independência e transparência é a cara do Sindsemcc.

- Para finalizar, que legado o senhor deixa aos servidores municipais de Cristino nesses 2 anos e 8 meses que foi presidente do Sindsemcc?
O maior legado que deixamos a todos os servidores foi conquistado através da transparência que tratamos as finanças do Sindicato, inclusive deixando um saldo positivo que pode ser usado no futuro para a compra de um imóvel para servir de apoio aos servidores em Teresina. E para mim o meu melhor presente foi ter conquistado muitos amigos e a confiança da maioria dos servidores que confiaram em nosso trabalho.

Algumas imagens extraídas do site do Sindsemcc e de outras mídias sociais.














2015, audiência com Promotoria.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981