Postagens

Mostrando postagens de junho, 2018

A tradicional missa e cavalgada dos vaqueiros do povoado Várzea Grande

Imagem
Imagens de hoje, a tradicional Missa e cavalgada dos Vaqueiros do povoado Várzea Grande. Obrigado Geberson Campos pelas imagens enviadas no grupo Cultura Cristino-castrense.

Seu Geraldo Porfírio fazendo a fogueira de São João, lá se vão 50 anos de tradição

Imagem
O homem da foto é o senhor Geraldo Porfírio Conrado, 77 anos, natural de Picos (PI), vive em Cristino Castro há quase 40 anos.  Segundo nos informa sua neta Mariel Porfírio ele carrega a tradição de sempre comemorar o São João com sua família e vizinhança, faz fogueira festiva e tudo, rua Norberto Dias. Lá se vão 50 anos comemorando.  Cristino Castro tem muitas tradições culturais ainda preservadas graças a pessoas como o senhor Geraldo Porfírio Conrado. Eita Seu Geraldo "'véi' nó cego". Obrigado Mariel pelas informações.

Belas imagens de Cristino Castro, cliques de Jairom Rio Branco

Imagem
Segue aí sequência de fotos de Cristino Castro de anos anteriores, cliques do nosso conterrâneo Jairom Rio Branco que mora em Brasília. Imagens com os seguintes temas: religião, festas, paisagem, esporte, cultura, etc. Parabéns pelas belas imagens, Jairom Rio Branco.

Imagens do nosso cotidiano, fotos de Gladson Soares no Baixão do Pemba

Imagem
Gladson Soares nos enviou imagens bem marcantes da nossa cultura sertaneja, nordestina. As fotos foram tiradas por ele na roça do seu pai, Seu Chico do Manelão no povoado Baixão do Pemba. Obrigado pelas imagens, Gladson.

Vem aí a 1a. Copa Vale do Gurgueia de Futsal

Imagem
Vem aí a I Primeira Copa Cale do Curgueia de Futsal.  Faça sua inscrição com Deybson Honório. Início: 28 de junho de 2018.

Cristino-castrense, professora Francisca Dias Ribeiro, lança livro sobre nossa terra

Imagem
Dia 16 de junho aconteceu o lançamento do livro "MINHA TERRA, MINHA GENTE: HISTÓRIAS E NEMÓRIAS" da cristino-castrense Francisca Dias Ribeiro, a conhecida professora Francisquinha. O lançamento aconteceu na Livraria Anchieta em Teresina (PI). Para mais informações sobre ela, Ea professora Francisquinha é irmã do falecido Maturgo. Parabenizamos nossa conterrânea pela excelente obra. A professora Francisquinha já estava  na história de Cristino Castro por ter sido nossa primeira pesquisadora a documentar nossa história. No ano 1972 ela fez um precioso estudo histórico da nossa cidade (não publicado) que eu tive a satisfação de ler, obra "História da Unidade Escolar Arsênio Santos". Em 2014 fizemos a seguinte matéria sobre ela, clique aqui . Em 2014, recebi a professora na minha casa, satisfação. Agradecimentos: agradecemos a Kátia Martins (da Pizzaria Beladona) pela informação do lançamento do livro da professora Francisquinha.

Professores grevando e recebendo apoio de estudantes em Cristino Castro

Imagem
Os professores da rede estadual do Piauí estão grevando, lutando por seus direitos. E algo, digno de nota, tem chamado a atenção em Cristino Castro - os professores do movimento estão recebendo apoio dos alunos. Atitude muito ALTRUÍSTICA dos educadores e dos alunos, temos que "tirar o chapéu".  Veja mais imagens

Lá se vão 6 anos sem concurso público aqui. Concurso Público SÉRIO JÁ em Cristino Castro

Imagem
Junho de 2012 Esse foi o mês que saiu o resultado final do último concurso público em Cristino Castro. A sociedade cristino-castrense EXIGE um novo concurso, é direito da população, é dever de toda gestão. Pelo fim do APADRINHAMENTO POLÍTICO EM CRISTINO CASTRO, Pela VALORIZAÇÃO DOS ESTUDOS, Pela MERITOCRACIA, Concurso Público sério JÁ em Cristino Castro.

"Assim fica difícil abastecer", vídeo do cristino-castrense Maxsuel Monteiro continua "bombando"

Imagem
O cristino-castrense Maxsuel Monteiro, aquele do canal Val Max lançou recentemente, durante o protesto dos caminhoneiros, um vídeo que está "bombando" no YouTube. "Assim fica difícil abastecer", uma paródia bem feita. Mais uma vez digo, parabéns Maxsuel pelo seu talento. Blog Catinga-de-Porco aposta no talento do cristino-castrense. Clique aqui e veja https://m.youtube.com/watch?v=Jr3zF_h9AnU&t=97s

Seu Chico Moura, Série 'Construtores de Cristino Castro'

Imagem
Recentemente conversei com o senhor Chico Moura, um paraibano de 82 anos que vive aqui desde o início dos anos 1950. Ele nasceu em 1936 na comunidade Cancão, à época pertencente a Jaboatão de Piranhas (PB); veio para nossa região em 1952, morando primeiramente no povoado Boa Vista e logo depois sua família migrou para a recém instalada cidade de Cristino Castro. Na nossa conversa, dentre outros assuntos, ele falou das poucas casas e ruas que existiam em C.Castro e também falou da força do algodão na região - citou os comerciantes 'fortes' de seu tempo como Airton, Zé Martins e Newton Rosal. Seu Chico Moura reside na Praça dos Paraibanos, praça que carrega esse apelido em homenagem aos membros de sua família que ali se instalaram há décadas. O nome oficial da praça é Tomé Augusto, sogro do Seu Chico Moura, o "Tio Tomé" como ele chama. Aqui em Cristino Castro o sr. Chico moura constituiu família, é pai de uma numerosa geração. Seu Chico Moura é um dos CONS