CGU em Cristino Castro? Isso não é novidade por aqui, já esteve aqui há mais de 10 anos, veja o que foi constatado.

A notícia de que a CGU (Controladoria Geral da União), órgão de fiscalização do Governo Federal, esteve em Cristino Castro gerou muitos comentários pela cidade.

Meus amigos, isso não é novidade por aqui, a CGU já esteve aqui há mais de 10 anos e constatou irregularidades administrativas até mesmo dos anos 80.


Leia no site CGU o relatório sobre o que eles encontraram aqui em Cristino castro:
"Inadimplência e abandono

No município de Cristino Castro, também no Piauí, o exame feito em quatro projetos empresariais do setor agropecuário que receberam recursos da Sudene/Finor nas décadas de 80 e 90 revelou toda sorte de irregularidades. Em um dos casos, o projeto não foi implantado, embora grande parte dos recursos tenha sido liberada. Em outro, os recursos foram aplicados em finalidades diferentes da sua destinação original, sem autorização da Sudene.

Houve um caso em que se constataram práticas de desvios e desfalques e outro ainda em que o projeto se encontra praticamente abandonado, sendo que as casas originalmente destinadas a funcionários e técnicos foram ocupadas por trabalhadores sem-terra. Os quatro projetos financiados pelo Finor em Cristino Castro somam aproximadamente R$ 14,9 milhões.

Ainda em Cristino Castro, os auditores constataram que 90 por cento dos beneficiários do programa de Geração de Emprego e Renda estão inadimplentes junto ao Banco do Nordeste e que o banco não tomou providências para garantir o crédito. A merenda escolar vem sendo adquirida sem licitação e há escolas onde a falta de alimentos é constante por mais de vinte dias no mês.

Parte dos recursos (cerca de R$ 100 mil) do Programa de Expansão da Rede Escolar, para aquisição de kit tecnológico, não foi aplicada na sua finalidade. Uma barragem prevista para armazenar 36 mil metros cúbicos de água tem capacidade para apenas 15 mil metros cúbicos. Nesses dois últimos casos, os auditores da CGU também recomendaram tomadas de contas especiais" 

Fonte:  http://www.cgu.gov.br/imprensa/Noticias/2003/noticia133.asp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981