O caso Ernanes: 40 Anos depois do caso da criança de C. Castro raptada por "índios"


Em 2012 completa 40 anos de uma história que abalou a provinciana cidade de Cristino Castro. Em 1972 uma criança sumiu misteriosamente na zona rural de Cristino Castro, na localidade São Lourenço, que hoje pertence a Alvorada do Gurgueia.

A criança, hoje adulta, chama-se Ernanes (foto acima). No momento em que desaparaceu Ernanes saiu de casa com seu avô, brincava perto de uma lagoa. Em questões de segundos ninguém mais viu o pequeno Ernanes, para "desespero" do seu querido avô.

Então começou a procura, os minutos, as horas foram passando e nada da criança. A busca mobilizou as pessoas que tinham no povoado e até da cidade e redondeza, a notícia correu rápido. Foram longos dias e longas noites e ninguém conseguia achar o paradeiro de Ernanes.  Muitos foram os voluntários nessa busca.

Os comentários e pensamentos eram os mais diversos: "será que foi devorado por uma onça? Mas cadê os vestígios, sangue?"; "Será que é obra do capeta?"; "Será que é coisa de índios?". Logo a teoria de que fora obra de índios espalhou-se. Houve até quem recorresse às forças do além para dizer onde e com quem a criança estava. Tudo em vão, para 'desespero' da família do garoto, família Miranda.

Somente depois de 24 anos, em 1996, foi que Ernanes foi reencontrado. Encontrado abandonando na região fronteiriça entre Piauí e a Bahia, lá para 'as bandas' do Brejão. Foi encontrado por um homem de nome Dárcio. Ernanes estava vivendo num prédio velho abandonando, vivendo de uma maneira bem rústica, chamou a atenção de algumas pessoas. 

O homem que o encontrou teve piedade da situação e resolveu investigar a procedência daquele rapaz que nem documento e nem ninguém sabia seu nome. Pouco tempo depois houve a notícia e a família procurou saber e o milagre aconteceu - era mesmo o Ernanes.


A notícia provocou muita alegria na cidade, era o início de 1996. A casa da família do Ernanes, na localidade Estreito, bem próxima da cidade virou ponto turístico. Todos iam ver o rapaz que fora, segundo a versão oficial, raptado por índios e reapareceu depois de mais de 20 anos. Veio até uma emissora de TV de Teresina - Meio Norte (à época afiliada ao SBT).
Para saber mais sobre esse tema acesse:
http://catingadeporco-cristinocastro.blogspot.com.br/2009/07/joao-gualberto-trovador-de-cristino.html 

Comentários

  1. o nome do avô era zezim miranda e virginia,e francina e cezario,avós maternos,mas foi na casa do seu zezim que ele sumiu.falei com a zézé irmâ do ernandes e ela falou que tem a foto dele.ela mora no piquiseiro,perto da entrada da extrema.ela é esposa do valdemazin

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar, muito interessante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981