A Coluna Prestes em Nova Lapa (Cristino Castro)? Quem lembra é o Seu Tonheiro.

Em junho de 2011 visitamos o senhor Antônio Ribeiro conhecido como Seu Tonheiro, ele tem 88 anos, é filho de Canuto Ribeiro (já falecido). Seu Tonheiro é tio do nosso professor Henrique, foi este quem me levou até sua casa. Seu Tonheiro hoje está em São Paulo.

Foi uma conversa longa e proveitosa, foi até filmada para servir como documento histórico para as novas gerações. Dentre tantos assuntos o Seu Tonheiro nos lembrou a passagem da Coluna Prestes por Nova Lapa (hoje Cristino Castro) em 1926 quando ele tinha apenas 3 (três) anos de idade. 

Mas o interessante é que ele não sabe que esse movimento da segunda metade da década de 1920 chama-se Coluna Prestes. Ele chama é de 'Revoltoso', 'o ano do Revoltoso'. É assim que os mais velhos chamam esse movimento.

Perguntamos ao Seu Tonheiro 'qual a lembrança mais antiga do seu tempo de infância?'
Ele nos respondeu:
"O Revoltoso. Eu me lembro, parece, uma coisa, parece até mentira porque eu não tinha 3 anos nesse tempo. Eu me lembro. Isso tá gravado na cabeça. (...) Essa história eu vi. (...) Era os homens do Exército revoltados, se revoltaram. Na época, não sei o que é que houve, uns mil homens se bateram por esse Brasil."


Perguntamos ao Seu Tonheiro: 'Eles aparentavm serem boas pessoas?
Ele respondeu:
"Pra mim foram tudo uma beleza. (...) Eles passaram por cima de mim e não me cumeram, não me atacaram" (...)

Seu Tonheiro usou a palavra 'comeram' porque o que os governos falavam para a populaçao sertaneja era que os homens da Coluna Prestes devoravam criancinhas vivas, matavam no punhal. Seu Tonheiro nos revelou que eles (membros da Coluna Prestes) tinham raiva dessa história. Nos contou também que sua mãe tremia de medo com outra criança de colo nos braços, a outra criança  era a mãe do professor Henrique.


Ele lembra que os soldados, muito bem armados, beberam todos os ovos de galinha da casa. Seu pai não estava em casa nessa hora.


Obrigado Seu Tonheiro pelo registro histórico.


Sobre a Coluna Prestes

 A Coluna Preste (1924-27) faz parte de um movimento dos anos 1920 conhecido como Tenentismo. Eram jovens oficias do Exército 'revoltados' com os rumos da política no Brasil, com o poder nas mãos das oligarquias, dos coronéis no interior. Pretendiam chegar ao poder e implantar seus ideiasprojetos. Adentraram pelo interior do Brasile marcharam mais de 20 mil quilômetros. 
Passaram em Nova Lapa no retorno. Veja o mapa:
 


Comentários

  1. A título de contribuição
    http://colunamiguelcostaprestes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esses Revoltosos passaram em Aroazes tbm!Felipe

    ResponderExcluir
  3. Calebe tudo bom. Gostei muito do site. E gostaria de informar que fui aprovado no exame da OAB e que estarei a disposicao da populacao de Cristino Castro para qualquer servico. Caio Benvindo filho de Delite Benvindo e Juracy Paulo, ex dentista da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Calebe, parabéns pela busca e transmissão do conhecimento.

    Professora Alexandra(CEJA)

    ResponderExcluir
  5. oi calebre...
    primeiramente um bom dia,eu queria sabe como anda os hostipal de c.castro pois quando estive ai precisei passar pra ganhar minha filha e os medicos tinhão indo embora a meia noite e fiquei sem atendimento medico fiquei esperando uma ambulância chegar para me levarem ao hospital de bom jessus chegando lá fui muito mal tratada.fiquei em uma cama sem lençol e acabei ganhando sozinha minha filha por que o medico tinha ido dormir.mas graça á deus eu e minha filha ficamos bem.então eu queria saber se o povo de c.castro estão sendo bem atendidos ou ainda a situação anda precaria por ai...eu fico muito feliz por vc está dando esse sati pois c.castro precisa de uma pessoa como vc pra cuidar e denunciar e falar o que a cidade tem de bom.muito obrigado meu querido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981