A lenda do Pé de Jatobá, outra lenda de Cristino

Você sabia que em Cristino Castro existe a lenda de um pé de jatobá? Leia este texto e descubra:

“O povoado Catinga de Porco passou a se chamar Nova Lapa por volta de 1902. Nesse tempo ele crescia paulatinamente e muitas famílias já se encontravam ali instaladas. Fez-se necessário demarcar as terras de Nova Lapa. Assim, por sugestão do poder eclesiástico [Igreja] da região, foram plantadas duas árvores em cada extremidade: um pé de tamboril na saída para Bom Jesus do Gurguéia e um pé de Jatobá na margem que tomava direção à cidade de Floriano.

Passando algum tempo, uma catástrofe assusta os moradores locais: dois homens, ao tentarem derrubar o pé de jatobá a golpes de machado, faleceram de imediato ao pé da árvore. A comunidade ficou assustada com o ocorrido, atribuindo à planta um poder sagrado. Depois disso, ninguém mais ousou derrubá-la, temendo que algo de ruim pudesse acontecer.

Alguns anos se passaram e a árvore começou a desintegrar-se. Não se sabe se foi pela ação do tempo ou se foi devido aos golpes do machado que ela sofreu. O fato é que, conforme o tempo passava, o pé de jatobá gradativamente ia sucumbindo à morte, mas não se entregando totalmente.
Segundo a crença popular, neste momento, a mãe natureza se mostrou mais forte do que as mãos devastadoras do homem e enviou um passarinho com uma castanha de caju pendurado aos seus pés para lançá-la sobre o pé de jatobá, que se encontrava apenas com o tronco ocado. A castanha caiu justamente dentro do oco do tronco e ali nasceu um robusto cajueiro que permanece vivo e imponente até hoje".
Autor desse texto: Marcelo Araújo, o Marcelo do Seu Pedro da Eletrolar
Marcelo é formado em Letras (UESPI) e funcionário do Arsênio Santos, é um jovem que gosta muito de estudar temas relacionados à nossa cidade.
Para saber mais informações sobre lendas de Cristino Castro procure o Seu Louro da Serraria.
 
Observe: do lado direito fica o que sobroou do pé de Jatobá e o cajueiro está vivo.

Comentários

  1. O que eu soube é que as pessoas morriam de medo de passar perto dessa árvore. Ela fica ali perto da piscina da Amélia, ali por detrás. Antes, nossa estrada para Floriano passava ali.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981