A história de Pedro e o Lobo

"Lembram-se da história de Pedro e o Lobo? Um conto infantil, escrito por Sergei Prokofiev, e que nos traz a história de Pedro, um pequeno pastor que vivia afastado dos outros meninos da aldeia onde vivia. 


Um dia Pedro, por se sentir sozinho, resolve chegar à aldeia e dizer que vinha um lobo a caminho para comer os animais. Toda a aldeia se mobiliza contra o dito lobo… que não aparece. Pedro tinha mentido porque queria atenção. 


Chamado à atenção promete não voltar a fazer. Só que foi sol de pouca dura e pouco tempo mais tarde volta a repetir. Grita que vem um lobo a caminho, a aldeia junta-se em defesa dos seus animais… mas de lobo nem sinal. Mais uma vez Pedro é repreendido pela sua atitude e compromete-se a não fazer. 


Só que fez. Fez mais uma, mais duas…. Até que, um dia, um lobo aproxima-se mesmo do rebanho que Pedro guardava. Pedro, assustado, corre até à aldeia a pedir ajuda… mas ninguém na aldeia acredita nele. Acham que é mais uma mentira de Pedro para chamar a atenção. Quando Pedro volta para o seu rebanho, já a alcateia tinha matado quase todo o rebanho. 

Num só conto Prokofiev traz-nos várias lições de moral. Primeiro que não devemos mentir. Se mentirmos, um dia podemos dizer a verdade e ninguém vai acreditar em nós. Por outro lado, e mais grave ainda, é quer chamar a atenção para nós próprios em detrimento de tudo o que nos rodeia. Um dia essa necessidade de chamar a atenção pode levar-nos a perder todo o que temos.
Um conto antigo, mas atemporal".




Atenção: esse texto não é do Catinga-de-porco. Texto extraído de:
Fonte: 
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=61426

Comentários

  1. Calebe voce tem tudo pra ter uma boa carreira política.Mas as vezes voçe deixa transparecer uma mágoa que é mais pessoal,familar do que uma revolta pública que todos os cristino castrenses sentem.não se aproveite da desgraça dos outros para querer se promover, pois é isso que muitos pensamm!!O mal por si se destrói e vc sabe disso!abraço..

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar é necessário identificar-se, combati e combato os 'fantasmas' da internet.
    Qdo vc diz que ajo por causas pessoais e q muitos em c cstro pensam isso, vc fala pelos cotovelos. Vc é mais um da BASE DE BAJULAÇÃO da atual administração que está preocupado com o futuro do seu emprego dado pelo gestor. Vc sabe que estamos mergulhado numa tragédia de adm e quer tampar o sol com a peneira. Os q pensam como vc são poucos, são como vc: 'CAPAXOS', 'LARANJAS', 'SEM AUTONOMIA','MORREM DE meDO DO HOMEM'. Tem até medo de acenar para a pessoas como Eu, medo de perder o emprego.
    Já sei de onde vc e seu comentário vem.

    ResponderExcluir
  3. anônimos querendo transformar isso aqui num orkut, nem pensar. já saí do orkut devido aos fantasmas. esse jogo aqui não. não vou dialogAR COM FANTASMA.

    ResponderExcluir
  4. PARA DIZER O Q PENSA Ñ É PRECISO SER BAJULADOR ,LARANJA.... COMO VC DIZ MAS O Q DAR TRANSPARECER Q VC TEM PAIXAO E ODIO AO MESMO TEMPO E NEM UM DOS DOIS SAO BONS TENHA MODERAÇAO E RESPEITE TAMBEM A OPINIAO DOS OUTROS DEIXA AS PESSOAS SE EXPRESAREM COMO ELES ACHAM AS VEZES VC JULGA AS PESSOAS COMO SE TODOS FOSSEM OBJETOS E Q AGENDA JULGA MUITO AS VZ É PRECISO PARA UM POUCO E REFLETIR

    ResponderExcluir
  5. é fácil dizer o as pessoas são qdo não se mostra a face. mpostre sua face. não tem coragem não é. pois é então, FULANO ou FULAna, NÃO TEM ESCOLHA, VC É MAIS UMA DA BASE DE BAJULAÇÃO DO SISTEMA.
    DO CONTRÁRIO MOSTRE A FACE E VAMOS DEBATER.
    O QUE FOI NÃO TEM CORAGEM?
    POIS ENTÃO OBSERVA QUEM TEM CORAGEM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981