Seu Ciozinho, coureiro e atleta aos 65 anos de idade


Natural de Pio IX (PI) mais precisamente da localidade Baixa do Arroz, o senhor Antônio Gomes do Nascimento (Seu Ciozinho), coureiro, atleta, católico (bem religioso), é uma das figuras mais emblemáticas, folclóricas e divertidas de Cristino Castro.


É casado com Dona Carmelita Borges, com quem teve sete filhos, todos cidadãos de bem. Sua esposa é natural do povoado Japecanga (Cristino Castro). Ele a conheceu no ano de 1969 em Colônia do Gurguéia, quando lá ainda era povoado.
Seu Ciozinho já morou no Pará, no Maranhão, em São Paulo e em Minas Grais. Mas foi Cristino Castro o local escolhido para se firmar logo de uma vez. Chegou na nossa cidade nos anos 1980.


Ele mora na Rua Norberto Dias, próximo ao estádio. Foi por ali que ele fez um campo de futebol que hoje, merecidamente, recebeu seu nome: “Campo do Seu Ciozinho”.
O mais incrível é a saúde do Seu Ciozinho. Aos quase 70 anos, o “Véi”, como alguns o chamam, ainda joga futebol. Sua posição é zagueiro, o homem joga duro mesmo, pense bem antes de tentar driblá-lo. Desde 1994 eu o conheço nas peladas - a pegada é dura mesmo. Era uma diversão para mim assistir aos jogos e sorrir do Seu Ciozinho.
O senso de humor do Seu Ciozinho não tem fim, ele faz a pessoa rir nem que esta não queira, ele é muito engraçado.


Desde criança ele exerce a função de coureiro. Compra o couro, faz a curtição e por fim faz seus trabalhos de forma artesanal. Sua especialidade é fazer chapéus de vaqueiro, laço, gibão, careta de boi e outras indumentárias do vaqueiro.
Ele nos disse que hoje a situação está melhor, que consegue vender mais seus produtos, principalmente para a cidade de Bom Jesus.


Seu Ciozinho se queixa da demora em sair sua aposentadoria e fica ‘cheio de vida’ quando fala da sua terra natal (Pio IX), ele tem muita saudade de lá.


Parabéns Seu Ciozinho, um verdadeiro artista nordestino que nos enche de orgulho.

Comentários

  1. Parece até que tou vendo o Seu Ciozinho jogar bola!!! Calebe descreveu tão bem que parecia que eu estava lendo um livro!
    Abraços grande Calebe!!!
    Feliz 2010 pra vc e sua familia!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981