Quem foi Christino Raymundo de Castro (Cristino Castro)?

Um homem à frente de sua época. Empresário, chamado numa certa ocasião de "O Mauá do Piauí". Natural de Nova Iorque (MA), estabeleceu-se em Floriano onde se tornou um dos maiores homens de negócio do Piauí, sobretudo nos anos 1930.

Atuava em vários ramos comerciais, destaque para o beneficiamento e incentivo da produção algodoeira. Implantou filiais de sua empresa em Canto do Buriti, Bom Jesus, Nova Lapa (hoje Cristino Castro). Tinha sua própria frota de caminhões (mais de 10 carros) para fazer o escoamento da produção dessas localidade até o porto de Floriano. Foi o construtor, junto com o governo do Estado do Piauí, da estrada que liga Floriano a Bom Jesus, quase 400 quilômetros de extensão. O povoado Nova Lapa, nos anos 1930, tornou-se um "novo eldorado", pois atraía muitos nordestinos para lá.

O grande literato William Palha Dias, que viveu sua adolescência em Nova Lapa fala, conta no livro "Rascunhos Históricos de Cristino Castro", que o povoado parecia "nadar em dinheiro" na década de 1930. Nessa mesma década, o povoado Nova Lapa tinha amplas condições de se tornar cidade, acontece que Bom Jesus não deixava. Todo esse dinamismo graças, tanbém, ao pioneirismo de Cristino Castro que foi justamente homenageado quando do tão sonhado desmembramento de Nova Lapa em 1953, após três anos do seu falecimento.

'O Jornal de Floriano' em 1987 escreveu o seguinte sobre Cristino Castro: "[...] Talvez tenha sido o maior empresário e o mais extraordinário empreendedor que o Piauí já conheceu, cujas metas extravasaram os limites do seu tempo. Homem de rara visão e descortino, pretendeu construir um império econômico que transformaria Floriano, talvez, no maior centro industrial do Nordeste. Quando Floriano desconhecia estradas, até mesmo carroçáveis, já possuía Cristino Castro, na década de trinta, uma frota de doze caminhões, incomum em toda região nordestina. Foi praticamente o responsável pela vinda do Banco do Brasil para cá, ainda nos idos de 1937. Não foi compreendido pelos homens do seu tempo... Seu exemplo, contudo, está intimamente ligado aos grandes empreendimentos de Floriano." (Essa citação está na obra 'Cristino Castro: empresário pioneiro em Floriano e na Região do Gurguéia' , de 1997, de autoria de Francisco Fereira de Castro, filho de Cristino Castro).

Comentários

  1. Salve salve caro colega, vc está de parabens, seu blog e show...

    ResponderExcluir
  2. bil outra sugetão materia com o perfil dos predios deixado por cada administrador, e a real cituação desses predios.

    ResponderExcluir
  3. eu gostari de saber do senho professor calebe que pé uma das pessoas que eu mais copncidero por aqui
    o por que de tanta perseguição contra a pessoa do senho prefeito zacarias dias .afinal esse tipo de post e enquetes procurando falhas em nossa cidade só comessou a acontesser quando ele zacarias assumil a prefeitura

    ResponderExcluir
  4. engana-se. vc não conhece minha história. desde 2007 publico fotos de cristino e comentários no orkut. tive até o orkut retirado do ar. fiz isso no passado faço agora. aliás, acho q vc não sabe pq deve ser mais um daqueles q caíram de para-quedas nesta atual adm. é um cego, é outro capaxo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981