FUTSAL: a maior tradição esportiva de Cristino Castro

Cristino Castro ainda é, podemos dizer assim, uma potência no Futsal, mas já fomos muito mais fortes no passado. Éramos não só temidos, mas imbatíveis em todo o sul do Estado. O torneio dos Festejos de Cristno Castro tornou-se no mais importante da região, atraindo ao longo dos anos várias cidades para cá. Além da nossa cidade, as que participam ou participaram em alguma ocasião desse torneio são: Bom Jesus, Santa Luz, Alvorada, Palmeira, São Raimundo Nonato (2000), Palmeira, Parnaguá (2002),Teresina (1999) e outras.


Nos anos 80 tínhamos bons jogadores como o Gaspar, Pierre, Raimundo do Banco, Inocêncio, o goleiro Chico Honório entre outros. Tínhamos bons times como Vasco, Ajax e Tiroli. Os Menudos, time fundado em 1987, foi o time mais vencedor da nossa cidade e da região até hoje. As primeiras grandes rivalidades foram: Menudos X Santa Luz do jogador Rael e Menudos X Bom Jesus do Cepisa.

Se todo grande time começa com um grande goleiro, os Menudos tinham o melhor da região – Jakson, praticamente: o líder do time. Dava gosto descer para a quadra vê-lo fechar o gol. Vale destacar suas excelentes defesas e suas rápidas saídas junto ao atacante adversário. O Marcelo, que também foi ídolo no campo, foi o nosso maior artilheiro nos últimos vinte anos. Era cada golaço, e o Seu Filó adorava ver! O elenco dos Menudos ao longo dos anos foi: Jakson, Eufrânio, Marcelo do Seu Filó, Luquinha, César, Paulin, Cláudio, Joaquin, Hesíodo, Dozin, Lalá, Gaía, Fábio Moura (este mais recentemente) e outros.

Nessa época as cidades vizinhas tinham grandes times e todas tinham grandes goleiros. Bom Jesus: tinha um timaço liderado pelo rápido goleador Cepisa e pelo goleiro Pé, outro grande goleiro de Bom Jesus era o Tody [in memorian]. A rivalidade entre Cristino Castro e Bom Jesus era muito forte no futsal e no futebol de campo.

O time de Dnocs (hoje Alvorada do Gurguéia) tinha um goleiraço (o filho do Chibanca). Era um time que jogava duro, tinha um tal de Daniel que chegava junto mesmo. No final dos anos 90 Alvorada tinha um canhoto muito rápido que driblava bem, chutava forte e fazia belos gols, um jogador completo, seu nome: ‘Corró’. Ele destacou-se nas quadras da capital jogando em times colegiais. Deu muito trabalho aos adversários na quadra em Cristino Castro. Em 2001, Alvorada, desbancou os Menudos e foi campeã.

Santa Luz sempre foi forte, chegou a levar mais de um time para disputar os Festejos em Cristino. Rael, Pedin, Edson, Siel e Marcelo foram alguns dos destaques de Santa Luz.

Outro timaço de Cristino Castro foi o time do colégio Progresso, montado em 1993 pelo craque professor Danilo. Este foi um jovem bastante dinâmico que veio do Ceará fazer história em nossa cidade. O Progresso foi o grande campeão de 1993, ano em que o todo poderoso Menudos ruiu diante de Santa Luz na semi-final.
Progresso, 1993.
Eis o cenário da grande final de 93: quadra lotada, os alunos do Progresso em peso, com charanga e tudo. Santa Luz tinha um camisa 8 muito habilidoso – Edson, líder do time. Santa Luz também trouxe torcida. Termina o primeiro tempo, o placar não é animador: Santa Luz 3 X 1 Progresso. No segundo tempo, Danilo põe a bola no chão, chama a responsabilidade e o Progresso vira o jogo para 6 a 3. O bom cabeceador Nenén (do finado Seu Antônio Alfaiate) foi o artilheiro da partida. O elenco do Progresso: Régis (goleiro), Danilo, João Filho, os irmãos Tião e Hamilton, Naldo, Nénen e outros. O Tião era ‘matador’, era muito rápido e chutava forte, fazer gol era seu ofício. Em 1994 o Progresso ganhou um torneio fora, em cima do Estrela de Redenção, venceu também o torneio da I Semana da Juventude em cima dos Menudos.
Professor Danilo.
A final dos festejos de 94 foi Progresso X Menudos. Foi uma final memorável, uma das maiores partidas de futsal acontecida em nossa cidade. O Progresso vencia o jogo por 2 a 1 até os últimos instantes, foi quando veio o empate, gol do ‘Paulin’ (irmão do Naldo). Decisão por pênaltis - Jakson pega o pênalti do Danilo: Menudos campeão de 1994. O Jakson era meio time.

O ano de 1995 reservou o surgimento de outro grande time: o União. Esse time investiu pesado nas contratações: Sabonete (goleiro), Naldo (ex-Progresso), os irmãos Gean e Gevaldo, o Edson (que estava em Brasília). O Edson era um jogador alto, com um porte físico avantajado e que chutava forte, fazia gol de longe e das cobranças diretas. O União tinha uma forte característica – a marcação. O Gean, que a pouco chegara de Fortaleza e trazia a experiência de um futsal mais avançado, pegava no pé mesmo, o Naldo também. O Progresso já não era mais o mesmo, pois perdera Danilo e Tião que foram embora da cidade e o Naldo (agora União).

A final como já era esperado foi Menudos X União. Que “jogão”! Todos queriam ver se os Menudos iriam suportar a pressão do União. O União tinha torcida, o Geraldino (pai do Gean e do Gevaldo) vibrava como uma criança. Todos queriam ver o duelo Edson X Jakson. Mas até chegar ao Jakson, o União tinha pela frente uma barreira – o fixo Cláudio. Resultado: Menudos de novo campeão. Não me recordo a exatidão do placar, parece que foi 3 a 2 ou foi 4 a 2 a favor dos Menudos.

Em 1997 nos festejos de Bom Jesus, os Menudos estavam no auge, o entrosamento era grande, não tinha pra ninguém. Além do já consagrado Marcelo, tinha o novato Gaia.

Em 1998, vale mencionar a ascensão da cidade de Palmeira que foi vice-campeã em Cristino, perdendo para os Menudos. Mas em compensação teve o artilheiro da competição – Mazin.

Em 99, o colégio Millenium de Teresina, o melhor time juvenil da capital, veio participar do torneio dos festejos em Cristino. Venceu as quatro primeiras partidas na primeira fase. Na quinta partida foi um espetáculo: Menudos X Millenium. Jogo muito bonito, quadra super-lotada. Os garotos de Teresina tocavam a bola de um jeito muito envolvente, mas os Menudos eram experientes. O Placar era a todo momento alterado, ora os Menudos faziam, ora o Millenium empatava e vice-versa. Os Menudos seguraram o 5 a 4 até os acréscimos, foi aí que veio o empate. Esse jogo valeu as férias.

A partir do ano 2000 foram surgindo times juvenis que aos poucos foram se tornando times adultos fortes e competitivos, como “Os Meninos” e “Pitboys”. O elenco d’Os Meninos: Cardoso, Juquinha, Raildo, Clemilson, Sandro, Bebego etc. O time dos Pitboys já foi campeão do principal torneio de Cristino Castro por mais de uma vez, tem em seu elenco, entre outros: Deybson (excelente goleiro), Ronilson, Emanoel, Robinho, Janiel e outros. O goleiro Deybson destacou-se em Teresina, quando jogou no time do Mônaco nos anos de 2000 e 2001, quando tinha apenas 17 pra 18 anos. Romeu, Mardônio, Kaká, Zacarias, Silvano, Adriano e Nonatinho são atletas que se destacam ou se destacaram em outros times. Os Pitboys hoje despontam como a maior força em ascensão no futsal da nossa cidade junto com Os Meninos. Os Pitboys foram campeões em 2005, 2006 e 2008. Os Meninos em 2007.

Veja foto dos Pitboys (em baixo):




TORNEIOS NAS CATEGORIAS JUVENIS E O FUTSAL FEMININO

Na segunda metade dos anos 90 foram organizados vários torneios infanto-juvenis. Os times fortes dessa época eram: PSV, Emelec, Reino Encantado, Sapolândia, Nova Lapa, Dinamite, Arsênio Santos, Vasco e outros. No ano 2000 nasceram dois times juvenis fortes: “Os Meninos” e Pitboys.

Nos anos 90 aconteceram muitas partidas amistosas, mas disputadíssimas, na categoria juvenil entre Cristino Castro e as cidades vizinhas. Foram belíssimos jogos contra Santa Luz, Bom Jesus, Colégio Agrícola de Bom Jesus, Colégio Jemb de Bom Jesus, Elizeu Martins, Canto do Buriti e outras. Bom Jesus tinha bons jogadores como Paleta e Jairo. Os jogadores infanto-juvenis de Cristino que apareceram nos anos 90 e que hoje se destacam no futsal adulto são: Gaia, Fábio Moura, Juquinha, Cardoso, Adriano, Deybson, Sandro, Ronilson, Janiel, Emanuel e outros.

Digna de aplausos foi a atitude do atleta e professor Gean (do Geraldino) no final de 1997. Gean, de forma voluntária, organizou uma espécie de escolinha do futsal para adolescentes. Ele pediu ao Quirino Neto para cadastrar todos os atletas dessa fase. No discurso de estréia dos treinamentos, era cedo da manhã, estavam todos sentados na quadra ouvindo as palavras do Gean. Ele disse que fazia aquilo porque não queria ver o nosso futsal morrer. Disse que era possível sim, sair profissionais de Cristino. Lembro-me, inclusive, quando ele falou que jogou com o Jardel (ex-Vasco, ex-Grêmio e ex-Porto) em Fortaleza. Gean disse que Jardel era um franzino que não agüentava nem um escorão, mas se profissionalizou devido à sua força de vontade e responsabilidade. Excelente lição para aqueles que estavam ali ouvindo aquelas sábias palavras. Pena que aquela “escolinha” durou pouquíssimo tempo.

Nosso futsal feminino desenvolveu-se muito nos anos 90. Em 1993 quem se destacava era a Tanja, muito habilidosa. Depois apreceu novos talentos. Em 1997 nosso selecionado feminino fez uma campanha impecável nos Festejos de Bom Jesus. Naquele tempo era uma rivalidade e tanto Cristino X Bom Jesus, Cristino X Palmeira do Piauí, Cristino X Alvorada no futsal feminino. Raramente o time de Cristino Castro feminino empatava uma partida, perder nem se fala. Apesar que eram partidas duras. Os times dessas três cidades tinham jogadoras que jogavam duro. Palmeira tinha um destaque - Rita, veterana, experiente, alta, forte, chutava forte. Mas nós tínhamos a Aline do Nazin.


Em 1998 um fato inédito aconteceu. Pela primeira vez houve um intercâmbio entre o futsal infanto-juvenil, juvenil e feminino de Cristino Castro com um time de Teresina. Por intermédio do então vereador, falecido, Antônio Temporal, o time do colégio Pedro II veio até nossa cidade realizar três partidas, um evento único na nossa história. À época os filhos do referido vereador estudavam nessa escola em Teresina, daí surgiu a idéia. A Prefeitura apoiou a realização desse evento.

A quadra ficou pequena, a cidade toda desceu pra ver. Os times de Cristino venceram nas categorias infanto-juvenil e feminino, mas perdeu na categoria juvenil. O time infanto-juvenil era assim composto: Renato (goleiro), Joaby, Roberto, Juca, Raildo, Cardoso, Flávio, Danylo, Niel. O juvenil: Romeu (goleiro), Clemilson, Gaia, Zacarias, Bebego. O feminino: Ilana Raquel (goleira), Aline, Maura, Jayana, Ane, Jordana, Teresinha, Leodelma, Idolene. A partida feminina foi emocionante. O placar foi 2 a 1 a nosso favor. Destaque para a artilheira Aline, a nossa 'Marta do Gurguéia'. A Aline foi convidada a ir estudar em Teresina no Pedro II, devido ao seu desempenho. Detalhe, o Pedro II trouxe no elenco duas jogadoras veteranas do time da Ônix, uma para o setor defensivo e outra para o ataque, e mesmo assim perdeu. Os três times do Pedro III eram treinados pelo Nena, técnico que hoje treina o Piauí Esporte Clube.

Aline era uma jogadora completa, que jogava para o time, fazia muitos gols, dava passe, driblava demais e comandava o time. O nível da Aline era de time profissional. Mas nosso setor defensivo era muito bom, a Maura e a Jordana eram duas boas marcadoras. A Jordana chutava muito forte. Tínhamos também uma boa goleira, a Ilana Raquel. Ilana substituiu, à altura, uma grande goleira - Nena, que foi embora de Cristino em 1996.

Nas duas partidas de volta em Teresina perdemos as duas, no masculino e no feminino. O placar feminino foi um apertado 1 a 0, para nossa tristeza. O masculino foi um pouco mais elástico, mas não me lembro quanto foi. Esse intercâmbio foi importante para que o futsal de Cristino Castro avançasse, principalmente no quesito toque de bola.


Queremos agradecer aqui a todas as pessoas que ajudaram a desenvolver o nosso futsal. Agradecer ao professor Danilo, que organizou a Primeira Semana da Juventude de Cristino Castro em 1994 com torneios de Futsal para todas as categorias; ao Quirino Neto, uma pessoa que há mais de dez anos vem organizando torneios, cadastrando jogadores, apitando jogos e outras coisas mais; agradecer ao Chico Honório, Secretário de Esportes por duas vezes que fez vários torneios nesse período; ao Cláudio Gentil que organizou torneios juvenis nos anos 90; ao Luquinha que há quase quinze anos é professor de Educação Física da Escola Reino Encantado e ajudou a desenvolver esse esporte com a garotada; ao ex-vereador, falecido, Antônio Temporal, que teve a iniciativa de promover um intercâmbio, pela primeira vez, entre atletas juvenis de Cristino com jogadores da capital; mérito também para as administrações e vereadores que de alguma forma ajudaram o crescimento do nosso futsal, os erros delas também servem de exemplo; Agradecer ao Neto Cabeleireiro que investia no seu time e todos àqueles que fizeram o futsal cristinocastrense crescer de alguma forma, não dá para lembrar de todos.

Hoje, para o esporte, além de dar uma bola, um par de calçados ou organizar um torneio, é preciso fazer políticas públicas mais sérias. Pra começar é preciso revitalizar nossas praças esportivas que estão sucateadas. Construir novas quadras em locais mais afastados, como o Morro e COHAB. Trabalhar com a questão de olimpíadas escolares, associando o esporte à escola, valorizando os profissionais da área. Enfim, com boa vontade teremos resultados satisfatórios.


Calebe Temporal, 09 de Julho de 2009

Comentários

  1. PUXA CALEBE COMO VOCE LEMBRA DE TUDO ISSO CARA VC E DEMAIS VALEU GOSTEI DEMAIS DE RELEMBRAR ESSES MOMENTOS, E LEMBRAR QUE EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  2. caramba, voltei á 23 anos atrás e o coração acelerou; ñ vi o Marcelo jogar mas tinha muita fama, é isso ai calebe são essas coisas que gostaríamos ver. valeu...

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem Calebe,no inicio achei que tinha esquecido da minha historia no futsal cristino castrense,mas no final fui lembrado com bastante destaque.Vale lembrar que fomos capeoes tambem no mesmo ano ,ganhamos do MENUDOS e do ESTRELA de Redençao. Lembrar tambem que com o final do nosso time ,fui campeao por varias oportunidades jogando pelo MENUDOS ,em cristino castro e outra cidades como E.Martins, Corrente,B.jesus etc..VALEU pelas recordaçoes. Lembranças a sua familia, em especial à sua MAE. MUITO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Tião. Quanta saudade rapaz. Por onde anda? Me manda um email com outras informações sobre o nosso futsal. Sei pouco sobre os anos 80. Estou ampliando esse texto. Meu email: prof.calebetemporal@yahoo.com.br

    Abração

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE IRMÃO GOSTEI MUITO VC LEMBROU BEM OS PIT BOYS CAMPEÃO EM 2007 100%... VOLTAREMOS EM BREVE, ESSE ANO TEREMOS NOVOS CAMPEONATOS..VALEU JEOVA SHALOM...

    ResponderExcluir
  6. "NOSSA ADOREI ESSA HISTÓRIA SOBRE O ESPORTE DA MINHA CIDADE ADORO VER OS GAROTOS DA MINHA CIDADE JOGANDO E NA VERDADE ESSE GINÁSIO ESPORTIVO DE CRISTINO CASTRO PARECE QUE TEM UMA COISA QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS SINTAM UMA ENORME VONTADE DE VENCER E QUANDO TEM TORCIDAS ENTÃO... PEGA FOGO É SÓ ALEGRIA. COMO DIZ O JOGADOR JANIEL! "
    ASS.TAYSE RIBEIRO

    ResponderExcluir
  7. ok calebre te agradeço cara por citar a minha pessoa em seus comentarios, mais e necessario acrescentar nesta lista afigura ilustre de chico da eva q na minah opiniao foi o maior responsavel pelo alavancamento do futebool em nossa eterna terra dos poços jorrantes, fica com deus e vai em frente

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo Calebe, que grata recordação, pena que não tem nada gravado, filmado, para os mais novos verem o que que era categoria e raça, sinto um enorme prazer de ter participado deste glorioso e vencedor time que era os Menudos, Marcelo, cracaço, Jakson holanda melhor goleira que eu vi, Hesiodo pura raça, Eufrânio tinha um foguete na perna direita, meu irmão Tião um guerreiro, e eu seu amigo que vos fala ,voçes me juguem,kkkkk. Meu coração está apertadinho com essas lembranças. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. fiz parte desse time infanto-juvenil do Reino Encantado,época mto Boa,lembro de um final contra o Hugo Napoleao,se n me engano,perdemos de 3 a 1,mais fomos o melhor time durante a competição,na oportunidade fui artileiro do time,com oito gols,depois fui campeao sub-14,pelo time nova casa,tbm fui artilheiro do time com 6 gols,tempo bom

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981